Durante a gestação, há uma série de cuidados que as futuras mamães devem ter, de modo a não afetar a saúde do bebê em formação, desde a alimentação à suspensão do uso de determinados produtos para os cabelos. Uma pergunta comum é: grávidas podem tingir os fios? Este é assunto é polêmico e controverso, até mesmo entre os especialistas.
“Infelizmente não temos uma resposta embasada, ou seja, não existem evidências científicas suficientes de segurança”, pontua a tricologista Viviane Coutinho e membro-docente da Associação Brasileira de Tricologia (ABT).
A profissional afirma que, caso seu médico autorize o uso da tintura, é preciso seguir algumas recomendações para uma maior segurança. “A maioria das tintas para cabelo contém materiais que são nocivos à saúde da mãe e do feto. Por isso é importante escolher opções sem amônia ou à base d’água”.
O mais seguro, segundo Viviane, é pintar o cabelo após os primeiros 3 meses de gravidez porque durante o primeiro trimestre todos os órgãos e músculos do bebê estão começando a se formar. Logo, o uso de qualquer tipo de química, mesmo que em contato com a pele, deve ser evitado.
“Há estudos que falam sobre o fato da quantidade de químicas não ser suficiente para afetar a saúde do bebê, porém, mesmo assim, é importante consultar o obstetra que acompanha a gestação, para saber qual o melhor procedimento a ser adotado ou não”, enfatiza a profissional.
Ela lista algumas recomendações para a hora de tingir os fios: “Pinte o cabelo em um local bem ventilado, use luvas para aplicar a tintura no cabelo; deixe a tintura no cabelo durante o tempo mínimo indicado, não a deixando no cabelo mais do que o tempo recomendado; lave o couro cabeludo completamente após pintar o cabelo; Evite o contato da tintura com a pele e couro cabeludo”.
Coutinho adianta que a melhor opção para pintar o cabelo, nesses casos, é usar tinturas de cor suave, pois as cores mais vivas geralmente possuem um maior número. Uma alternativa às tintas mais vivas é o uso de tinturas naturais, como a Hena ou a 100% vegetal, por exemplo, que não contêm substâncias químicas.
“Nunca use nenhuma química nos fios sem a autorização do seu médico. Lembre-se que o mais importante é a sua saúde e a do seu bebê”, finaliza.