“Logo no primeiro ano, os motoristas vão perceber uma modernização nos serviços e melhorias no pavimento e na sinalização. Também queremos estar muito próximos dos usuários com novos canais de comunicação”, diz Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello. “Isso é só o primeiro passo, estamos empenhados em trazer inovações, obras de ampliação da capacidade de fluxo da rodovia e qualidade de serviço impactando positivamente toda a região, e sempre de olho na sustentabilidade, preservação ambiental e inovação.

A Ecovias Raposo Castello se instalou na Rodovia com placas de comunicação com os motoristas e postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Esses locais oferecem sanitários–incluindo acessíveis-, wi-fi gratuito, fraldário, bebedouro e totem de autoatendimento Além disso, contam com carros, guinchos, viaturas e ambulâncias própria.
O que vai mudar daqui pra frente?
Entre o 3º e o 8º ano de concessão, a Ecovias Raposo Castello deve implantar 78 quilômetros de faixas adicionais, sendo 34 km na Raposo e 44 km na Castello; fará a duplicação de 22 km de vias, sendo 5 km na SP-029 e 17 km na ligação Cotia-Embu das Artes; e construirá 43 km de marginais, majoritariamente na Raposo. Além disso, o contrato ainda prevê a instalação de duas áreas de descanso para caminhoneiros, implantação de 20 outros dispositivos e adequação de outros sete já existentes, a colocação de 32 passarelas e adequação de mais duas e a construção de 42 km de ciclovias

oferecem sanitários – incluindo acessíveis -, wi-fi gratuito, fraldário, bebedouro e totem de autoatendimento
a construção de pedágios, no sistema free-flow, que é sem cancela, onde os motoristas terão que ter os tags como Sem Parar, Conect Car, entre outros, para poder circular na rodovia.
Pedágios e o conflito nas informações
A partir do 3º ano a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação de novos pórticos – como na Raposo Tavares; todo o pedagiamento do projeto prevê a cobrança exclusivamente no modelo Free Flow, que é sem cancela, onde obrigatoriamente os motoristas terão que ter os tags como Sem Parar, Conect Car, entre outros, para poder circular na rodovia.
Apesar da informação ser “…a partir do 3º ano…”, a Ecovias Raposo Castello só poderá implantar os pedágios após o fim das obras de melhorias e ampliação da rodovia, com previsão para 2032.
Mas, e quem quiser fugir do pedágio?Quem não quiser pagar pedágio, poderá utilizar asvias alternativas entre os bairros
A Ecovias Raposo Castello vai operar os trechos de concessão com apoio de uma frota de 28 veículos, sendo 10 guinchos (quatro do tipo pesado), seis ambulâncias (três do tipo UTI) ,quatro motocicletas e oito outras viaturas, incluindo veículos de inspeção de tráfego,combate a focos de incêndio e de resgate de animais, distribuído sem cinco bases deServiço de Atendimento ao Usuário (SAU).
O trecho concedido atravessa 10 municípios no estado de São Paulo:
●Rodovia Raposo Tavares (SP-270)–entre os km 10,9 e 34 (de São Paulo a Cotia);
●Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280)–entre os km 13,2 e 54,1 (de SãoPaulo a Araçariguama);
●Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029)–entre os km 34,5 e 43,7 (de Jandira a Cotia).