Cotia comemorou 169 anos e nós selecionamos alguns lugares na cidade que você precisa visitar sempre.
Bora?
Carmelo e as freiras enclausuradas
As grades da clausura remontam uma história de fé e obediência. A vivência das Carmelitas, em suas celas, local onde ficam restritas em orações diárias, se resume nas tarefas diárias, dentro do mosteiro: serviços domésticos, desde a limpeza, lavagem de roupas, conversação do mosteiro; ainda assim, o tempo é distribuído pelas orações, que iniciam às 04h00, quando o sol nem clareou, seguindo para a missa diária (de segunda à sábado), celebrada sempre às 06h30; e, aos domingos às 08h00. Em sua dieta, nas refeições, não entra nenhuma carne de animal, apenas vegetais; ainda assim, nas sextas-feiras, segundo a Ordem das Carmelitas Descalças, não fazem uso de alimentos que contenham açúcar e leite. É um sinal de obediência. Há ainda, segundo a ordem, os retiros espirituais, coletivo e individual. As missas são abertas e o lugar é lindo! Vale o passeio.
Av. Prof. Joaquim Barreto, 162 – Centro
Telefone: (11) 4703-2000 (irmã Maria Teresa Thais / Madre Ângela / Atendente Joice)

Templos Budistas
Temos dois importantes templos budistas em nossa cidade: o Odsal Ling, da linha tibetana, e o Templo Zu Lai, da linha humanista.
O primeiro não tem portas abertas e as visitas podem ser agendadas. Não estranhe se, ao chegar, encontrar os portões fechados. Assim eles permanecem. Basta tocar o interfone e entrar com o carro. Construído em uma bonita área semirrural em Cotia, o Templo Odsal Ling traz em sua arquitetura elementos que marcam os templos tibetanos tradicionais.
Residência oficial de Lama Tsering, o Templo é o principal centro de práticas do Odsal Ling e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias elaboradas do budismo vajraiana.
ODSAL LING: Rua dos Agrimensores, 1461
Tel.: (11) 4703-4099

Um casal doou o sítio da família que deu lugar ao templo denominado Zu Lai pelo Venerável Mestre Hsing Yün. Na mesma oportunidade o Venerável então instituiu, também,a sede da Associação Internacional Luz de Buda (Blia). Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, as ações que o Templo Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas. O Templo é aberto para visitação de terça a domingo. Possui restaurante, lanchonete, loja e mural com agenda de cerimônias, retiros e comemorações.
Templo aberto para visitação:
Sábado, domingo e feriados nacionais, das 10h00 às 15h30
TEMPLO ZU LAI: Estrada Fernando Nobre, 1461. Parque Rincão
Tel.: (11) 3500-3600
Centrinho da Granja
Com espaços deliciosos, o centrinho da Granja tem de tudo para todos os estilos. Bares,pub, padaria, consumo vegano, restaurantes; além de ser o cartão postal da cidade é umlugar delicioso pra bater perna, conhecer as lojas, fazer compras, almoçar ou jantar dentrode uma oferta gigante de lugares com os mais variados menus, da culinária francesa aoclássico churrasco. Consulte os horários de funcionamento dos estabelecimentos.
Rua José Félix de Oliveira / Av. São Camilo, Granja Viana
Na foto: O fantástico bacalhau do Félix Bistrot, restaurante que abriu suas portas na década de 90

Caucaia do Alto
A Estrada que nos leva para a área rural da cidade, o distrito de Caucaia do Alto esconde surpresas maravilhosas e os mais importantes atrativos turísticos. Mini-fazendas, santuário, pesqueiros, além da religiosidade que o local carrega com suas igrejas e festejos tradicionais nos bairros, como a Folia de Reis e as festas juninas.
Caucaia é reduto de agricultura familiar, mas ganhou recentemente um Shopping Center muito próximo da região central do distrito. A duplicação da Estrada de Caucaia ajudou para que visitantes passem com mais segurança pelos restaurantes charmosos que marcam a gastronomia local, que vai de gastronomia portuguesa a pizzaria 5 estrelas. Chegada pelo km 39 da Rodovia Raposo Tavares

Temos aqui!
A Reserva Florestal do Morro Grande é uma área de Mata Atlântica em Cotia. É um patrimônio da Sabesp e uma das maiores extensões de Mata Atlântica do Planalto Paulistano. Atualmente, ela está fechada para visitação. Entradas são permitidas somente com autorização da Sabesp.
Parque Cemucam: a ciclovia (bike park) possui cerca de 8 km, composta por trilhas e pistas que alternam trechos puramente de terra, cascalho ou grama para praticar o ciclismo. Há churrasqueiras espalhadas por todo o parque e os visitantes podem usá-las gratuitamente.
