Gastroenterite: o perigo pode morar dentro de casa, veja cuidados para proteger seu pet

Por Dra. Fabiana Sartori Fávaro

A gastroenterite canina é um dos motivos mais comuns de visitas ao veterinário. Dependendo da etiologia, o tratamento varia muito. Mas, o que fazer? Será que devo usar antibiótico? Quanto tempo posso esperar?

A gastroenterite apresenta sintomas de diarreia e vômito em seu animalzinho. Esses sintomas são muito comuns em diversas patologias, por isso é importante consultar seu veterinário de confiança.

As principais causas são:

  • Ingestão de alimentos estragados ou crus
  • Vírus (parvovírus, cinomose, etc.)
  • Parasitas intestinais
  • Alterações na flora intestinal
  • Alergia ou sensibilidade alimentar
  • Úlceras gastrointestinais
  • Neoplasias gastrointestinais
  • Corpo estranho

Muitos tutores costumam burlar a alimentação de seus pets dando “só um pedacinho” de algo que estão comendo, por exemplo: a borda da pizza, um pãozinho com manteiga, um pedacinho de chocolate, entre outras coisas que estão acostumados a comer; esses alimentos podem, em determinadas raças, serem o suficiente para desarranjar toda a flora do seu pet. Pode levar, inclusive, a gastroenterite hemorrágica, ou seja, com a presença de sangue no vômito e/ou nas fezes, podendo evoluir para uma pancreatite. Outros animais podem ser intolerantes ou alérgicos a alguns alimentos e também desencadear gastroenterites.

Sendo assim, o ideal é manter a alimentação de seu animalzinho sempre balanceada, de acordo com a orientação do veterinário de sua confiança, o que implica, geralmente, numa ração de qualidade, com periodicidade e quantidades corretas ao peso e idade do seu animal.

Algumas raças costumam roer e comer brinquedinhos, panos, colchões, madeiras, enfim, uma infinidade de corpos estranhos e, muitas vezes, precisam até ser submetidos a cirurgia para retirada desses objetos.

O ideal é conhecer o seu animalzinho, as necessidades individuais dele, ou se apresenta comportamentos diferentes como roer coisas – inclusive as patas.

Se sim, ele provavelmente está estressado e precisa gastar energia. Para isso, contamos com serviços de creches para os pets – dog walkers – afinal, não basta você ter um quintal enorme e um brinquedinho; o seu cão precisa receber carinho, brincar, correr, e nem sempre um espaço grande significa qualidade de vida. Interaja com ele e tire de perto objetos que ele possa roer, comer e até mesmo engolir;  algumas vezes eles conseguem expelir através de vômitos e diarreia e, ainda assim, adquirirem úlceras; no entanto, muitas vezes, o corpo estranho fica parado por dias e pode evoluir para um quadro bem mais grave.

Cuide do seu pet como se ele fosse até mesmo uma criança. Ele nem sempre tem o discernimento necessário para não comer o que não deve.

Lembre-se:  diarreia, vômito, falta de apetite ou comportamento diferente, leve ao seu veterinário. Só use antibióticos com prescrição médica.

Família Pet Clínica Veterinária
Dra. Fabiana Sartori Fávaro (CRMV 17506)
Local: Estrada do Capuava, 4550, Paisagem Renoir – Cotia – SP
Telefone: (11) 98908-0023
Instagram: @familiapet.granjaviana

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?