Brasil conquista semifinal do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio graças a vitória de 3 sets a 0 sobre o Japão. No próximo jogo ele enfrente o Comitê Olímpico da Rússia, que venceu o Canadá por 3 a 0 também. O embate é quinta-feira, com horário ainda a definir.
“A gente tinha na cabeça que o Japão ia se defender e nós tivemos a paciência no momento de dificuldade. Conseguimos fazer o que havíamos pensado e planejado. Agredimos muito no saque e isso complicou a vida deles”, conta Wallace.
O jogo
O Brasil se manteve à frente do placar no primeiro set de forma confortável. Um bloqueio de Leal em Takasahi garantiu 18 a 15 para a seleção brasileira. Um falta dos japoneses na rede deu o 20º ponto ao Brasil, que ficou mais perto da vitória. O time seguiu absoluto nos pontos decisivos da parcial, liquidado 25 a 20 num erro de ataque.
Já no segundo set, o Japão retornou mais forte, abrindo com 4 a 2. Num ataque de Nishida, a seleção japonesa fez 9 a 5, o que deixou o Brasil alerta. O domínio japonês persistiu e Hishikawa acertou dois ataques consecutivos, marcando 14 a 10. O Brasil foi reagindo aos poucos: com uma bola de meio de Lucão, a seleção encostou o placar: 17 a 16.
O Time Brasil passou então a se impor no jogo, e a virada veio com bloqueio de Wallace, que marcou 18 a 17. O time então fez 20 a 17 num bloqueio triplo após saque poderoso de Lucarelli, sua marca registrada. Logo depois, Lucarelli marcou 21 a 18. Administrando bem o jogo, Brasil chegou ao set point com Lucarelli, e Wallace marcou. Segundo set: 25 a 22.
No terceiro set o Brasil não se deixou brincar: logo no início ficou a frente por 3 a 2. Em ponto de Leal, subiu para 6 a 4. A partida fluía com facilidade para a seleção verde e amarela, e logo Leal assegurou a diante com cinco pontos a frente: 13 a 8. Sem reação, o Japão cedeu o 18º ponto ao Brasil num erro de saque de Nishida: 18 a 12. A partir daí, o Brasil assumiu controle da partida e confirmou vitória com 25 a 20. Agora, a seleção aguarda pela Rússia.