Cidadãos têm até o dia 8/5 para tirar, regularizar ou transferir o título de eleitor. O documento é essencial para participar das Eleições Municipais 2024, cujo primeiro turno para a escolha de prefeitos e vereadores ocorre em 6/10. Além disso, mantê-lo em dia evita multas e restrições no âmbito do setor público (assumir cargos em concursos, ingressar em universidades, obter empréstimos, tirar passaporte e carteira de identidade etc.).
O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h às 17h, sendo obrigatório o agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), www.tre-sp.jus.br.
Jovens entre 15 e 18 anos que vão tirar o título pela primeira vez precisam ir ao cartório para colher a biometria. O voto, no entanto, só pode ser exercido a partir dos 16 anos, sendo obrigatório aos 18 anos.
No site do TRE, o eleitor consegue, ainda, acessar os seguintes serviços: acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização, conferir o cadastro eleitoral, alterar os dados pessoais, transferir o título para outro município, incluir a identidade de gênero e o nome social, além de consultar os locais de votação e imprimir o título eleitoral. Caso seja necessário comparecer ao cartório, o próprio sistema emite um alerta.
Não deixe para última hora, evite filas. Para mais informações, ligue 148.
Serviço:
Cartório 341: Rua 1º de Maio,182, Parque Francisco Rizzo
Telefone: (11) 4704-4501
Cartório 391: Rua São Lucas, 225, Jardim Vazame
Telefone: (11) 4783-4950