Fotos: Juliano Barbosa
Na tarde dessa quarta-feira (19/10), a Prefeitura de Cotia realizou a maior edição do Programa ‘Mãe Cotiana’, iniciativa que faz parte do Projeto ‘Cotia que Cuida’. Foram entregues 300 kits de enxoval de bebê completo para as gestantes participantes, com isso, o programa alcançou a marca de 2.100 kits de enxoval de bebê completos, com carrinho, banheira, saída de maternidade, itens de higiene, bolsa, entre outros.
O ‘Mãe Cotiana’ existe desde 2019 e foi lançado pelo prefeito Rogério Franco com o objetivo de aumentar a assiduidade das gestantes nas consultas de pré-natal, impactando na qualidade de vida da gestante, do bebê e reduzindo a mortalidade infantil. Além disso, as participantes do programa têm garantido o atendimento preferencial na rede municipal e, na fase final de gestação, recebem o enxoval do bebê.
“Este [Mãe Cotiana] é mais do que um programa social, é um programa de saúde. A participação da gestante está atrelada à realização do pré-natal. Além disso, as beneficiadas têm gratuidade no transporte público municipal, até a criança completar um ano, para deslocamento para consultas e exames médicos na rede municipal”, explicou o prefeito Rogério Franco.
Luna Eias, que mora em Caucaia do Alto, esteve entre as contempladas. “É muito bom saber que a cidade tem pessoas que cuidam de nós. Fui acolhida e não tinha visto nada parecido em Cotia. Só o meu marido está trabalhando, moramos de aluguel […] ficamos aliviados quando soube que ia ganhar tanta coisa, […] nós não planejamos a segunda filha”, disse Luna que está gestante de 7 meses da segunda filha.
A titular do Desenvolvimento Social, Mara Franco, destacou a importância do programa. “Vai muito além de entregar o kit de enxoval de bebê, o principal nisso tudo é o cuidado com a saúde e com a redução da mortalidade infantil. Tudo é feito com muito carinho para cada família beneficiada”, disse.
O ‘Mãe Cotiana’ é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social e com a Secretaria de Saúde. Podem participar gestantes que morem em Cotia há pelo menos um ano, fazer pré-natal na rede municipal, ter caderneta de gestante, ter inscrição no Cadastro Único e Número de Inscrição Social (NIS) e renda familiar de até três salários mínimos. Informações pelo CRAS/CREAS On-line Whatsapp (11) 96300-7500.
Participaram do evento a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, o presidente da Câmara, vereador Celso Itiki e demais secretários e vereadores.