No mês em que Cotia completou 168 anos, a Prefeitura realizou a maior edição do Programa ‘Cotia que Cuida’: mais de mil pessoas foram contempladas com entregas dos projetos sociais: Mãe Cotiana, Além do Som, Novo Olhar, Ação que Alimenta, Quebrando Barreiras e o Nosso Leite [saiba mais abaixo]. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes, na tarde de quinta-feira (12/04/2024).
Os projetos são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde. “Estes projetos sociais têm compromisso e responsabilidade com as famílias que mais precisam. Para citar apenas o ‘Mãe Cotiana’, a gente sabe que muitas famílias não teriam condições de comprar tantos itens de qualidade como os que são entregues no kit de enxoval do bebê”, disse o prefeito Rogério Franco.
A avaliação do prefeito foi endossada pela moradora do Parque Turiguara, Paloma. Grávida de 32 semanas, ela está desempregada e foi beneficiada pelo ‘Mãe Cotiana’. “São itens caros [do enxoval do bebê], muito difícil conseguir comprar. Este programa [Mãe Cotiana] nos ajuda muito, dá este apoio para a gente se sentir confortável em realizar o sonho de ser mãe”, comentou Paloma.
As entregas foram acompanhadas por diversas autoridades municipais, como a Secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social, Mara Franco, a vice-prefeita, Ângela Maluf, o presidente da Câmara de Cotia, vereador Marcinho Prates, entre outras. “Temos hoje a primeira entrega do projeto ‘Nosso Leite’. As famílias vão receber leite, todo mês, por quatro meses, podendo ser ampliado por mais quatro. […] este é um momento muito especial para a nossa cidade, mais de mil entregas de projetos que já fazem parte da história da nossa cidade e vão continuar beneficiando a nossa população”, disse Mara.
Os programas sociais da Prefeitura de Cotia auxiliam os moradores em momentos de vulnerabilidade social, como o desemprego e, entre as centenas de pessoas beneficiadas estava a Marisa, que mora no Jardim Japão. Ela está desempregada, tem um filho pequeno e ficou feliz com a ajuda do ‘Ação que Alimenta’. “Não estou trabalhando e sou responsável pelo sustento da família. Receber arroz, feijão ajuda demais”, comentou.
A Luana tem dois filhos pequenos e foi contemplada pelo projeto ‘Nosso Leite’. “Eu soube pelo CRAS que eu poderia receber o leite. Com certeza vem em boa hora, tenho duas crianças e, então, vai me ajudar muito”, avaliou.