A divulgação sobre o lançamento da licitação de anteprojeto de engenharia e de estudos ambientais da Linha 22 -Marrom causou bastante repercussão na mídia.
Como é comum em linhas metroviárias extensas como essa, a implantação será dividida em duas fases, com prioridade
para o trecho entre a estação Sumaré e a estação Granja Viana, perfazendo 13 paradas. A segunda fase acrescentará
seis estações até o terminal de ônibus de Cotia.
Apesar disso, o Metrô estabeleceu que exista um plano de atendimento via ônibus para a segunda fase na estação Granja Julieta, a fim de oferecer o serviço a mais para as pessoas enquanto a Linha Marrom ainda não está pronta.
Metrô em Cotia
“Lançamos hoje uma licitação para contratação do anteprojeto de engenharia e do EIA-RIMA da nova Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará o município de Cotia, passando pelo bairro Granja Viana, em Osasco com 2 estações e chegando até São Paulo, tendo integrações com as linhas 4-Amarela em Faria Lima, 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, 20-Rosa em Teodoro Sampaio e finalmente com a 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré”, publicou Silvani Pereira, presidente do Metrô, em sua conta no Twitter.
Entrega dos projetos até 2026
A licitação do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom terá a sessão de recebimento de propostas a ser realizada em 17 de novembro, caso não haja algum adiamento, o que é comum em concorrências complexas como essa. O prazo de entrega dos estudos é de 35 meses, o que sugere que o Metrô terá acesso completo a toda documentação até 2026. Certamente os pontos mais importantes serão compartilhados com a empresa durante esse período, mas é sensato esperar que o empreendimento só comece a ser construído no final desta década.
Até lá saberemos afinal qual será sua extensão, se suas estações ficarão nos lugares sugeridos, qual tipo de modal teremos e se a Linha 22 fará parte das prioridades dos futuros governos do estado.
Fonte: Metrô CPTM