Hospital Geral de Itapevi apoia doação de leite materno para recém-nascidos da região

A partir da parceria com a Eurofarma, bebês podem se beneficiar do projeto Lactare

O Hospital Geral de Itapevi, gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é uma das unidades de saúde pública selecionadas para receber o projeto Lactare, da Eurofarma, o primeiro banco de leite humano privado e idealizado por uma farmacêutica.

Desde 2019, o hospital tem acesso a aproximadamente 720 litros de leite humano ao ano, contribuindo para o cuidado de recém-nascidos prematuros e internados no local. Em média, nesse período, são beneficiados 430 bebês com a ação.

A parceria entre as duas instituições tem como objetivo promover o aleitamento materno e diminuir a mortalidade infantil, oferecendo Leite Humano Pasteurizado (LHP) e certificado para os recém-nascidos prematuros que necessitam.

“O leite é uma fonte completa de nutrição, contendo os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. Além disso, oferece proteção contra infecções, alergias e doenças crônicas, possibilitando um sistema imunológico mais forte. Contar com o auxílio do projeto em nossa unidade faz toda a diferença, já que o aleitamento materno é um dos pilares para uma alimentação adequada nos primeiros 30 meses de vida da criança, principalmente para aquelas nascidas prematuramente”, afirma Dayse Moreira, supervisora de Nutrição do hospital.

O leite humano também protege contra condições como enterocolite necrosante, uma enfermidade gastrointestinal que afeta cerca de 7% dos bebês internados em UTI Neonatal, de acordo com a ONG Prematuridade.

Além disso, contribui significativamente na redução do tempo de internação dos bebês prematuros que estão em leitos dessa modalidade, auxilia na terapia nutricional precoce, reduzindo o consumo de fórmulas lácteas, e promove o ganho de peso para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

As duas entidades trabalham em colaboração, com equipes técnicas capacitadas em ambos os times, compostas por nutricionistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem. Todo o trabalho funciona em sincronia, sendo a Eurofarma responsável por entregar o leite humano pasteurizado semanalmente no hospital.

O projeto Lactare desempenha, ainda, um papel semanal na consultoria beira-leito para as mães internadas no alojamento conjunto do HGI, mães que estão com seus bebês na UTI Neonatal, visando promover uma melhor adesão ao aleitamento materno. Além disso, mensalmente, faz parte das reuniões do grupo de gestantes, que ocorre toda última quinta-feira do mês no hospital, oferecendo suporte às mulheres residentes em Itapevi durante a gravidez.

“Como em todos os produtos fabricados pela Eurofarma, a qualidade é uma premissa fundamental do projeto Lactare e, por este motivo, o processo requer várias ações rigorosas de controle de qualidade, que vão desde as orientações passadas às doadoras até a entrega do leite humano aos locais que destinarão o alimento aos recém-nascidos beneficiados. A parceria entre a Lactare e o HGI salva vidas, pois o leite humano é essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde destes pequenos durante os primeiros meses de vida”, ressalta Sayonara Medeiros, Coordenadora do Lactare.

Leite seguro e tratado

O leite fornecido pelo Lactare é resultado da doação espontânea de puérperas, coletado em pontos específicos e nos domicílios das doadoras. Todo esse leite passa por análises microbiológicas e pelo processo de pasteurização, que consiste em um tratamento térmico, visando eliminar microrganismos nocivos.

Antes de ser entregue nos pontos de distribuição, incluindo o HGI, o Leite Humano Pasteurizado ainda é submetido a testes, como de acidez, e o crematócrito, para quantificar a quantidade de calorias que o líquido pode fornecer.

Após esses processos, é, então, envasado em frascos de vidro estéreis e entregue nas unidades parceiras da Lactare.

Como doar

Se já for paciente do HGI ou estiver dentro da unidade, a doadora pode dirigir-se à sala de coleta de leite humano (sala de ordenha), preencher os termos de doação, retirar o pedido de exames clínicos de controle, que são realizados na própria unidade, e proceder com o processo.

Para as mulheres que não são pacientes, é necessário entrar em contato com o Lactare, por meio do site www.lactare.com.br para agendar a visita da equipe à própria residência.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?