Organizada pela Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, uma ação simbólica marcou a celebração dos 15 anos de instituição da Lei Maria da Penha no Brasil [Lei nº 11.340, 7 de agosto de 2006]. Foram distribuídas milhares de fitinhas coloridas com a mensagem “pelo fim da violência contra a mulher”. Centenas de fitas foram amarradas em frente à Delegacia da Mulher de Cotia, que apoiou a ação.
A titular dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, a vice-prefeita Ângela Maluf, participou da ação desta sexta-feira (6) acompanhada de sua adjunta, Olympia Navasques. O ato se concentrou na região central de Cotia, para chamar a atenção sobre a importância de todos no engajamento do enfretamento da violência contra a mulher.
“As fitas no pulso ou colocadas em frente à Delegacia da Mulher de Cotia representam o compromisso que corre nas nossas veias em defesa das causas da mulher!”, afirma a vice-prefeita.
Sobre os avanços no enfrentamento da violência contra a mulher, Ângela destacou convênios assinados pelo prefeito Rogério Franco, ainda em 2018, com o Ministério Público e Tribunal de Justiça. “Aqui em Cotia, em cooperação como Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo, foram implantados o Anexo de Violência doméstica e familiar contra a mulher e o Projeto Guardiã Maria da Penha, em 2018, onde Guardas Civis capacitados integram uma rede de atendimento e fiscalização do cumprimento de medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de agressão”, destaca ela.