O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 31 de maio. E, parte do imposto devido pode se transformar em ação solidária, já que o contribuinte tem a opção de doar até 6% do imposto. Sendo que a doação pode ser de até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e, até 3%, para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Cotia. Dados da Receita Federal dão conta de que, até o dia 17 de maio, cerca de R$ 70 mil haviam sido declarados como doação aos Fundos de Cotia (77,4% para o Fucondi e 22,6% para o FMDPI).
Os valores repassados ao Fucondi e ao FMDPI são utilizados em projetos de defesa e garantia de direitos voltados a idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As iniciativas visam melhorar a qualidade de vida destas pessoas, resgatar e garantir a dignidade de cada indivíduo. Ambos os Conselhos Municipais têm representantes da sociedade civil e do poder público para que a gestão dos recursos seja feita com transparência e com o único objetivo de promover e implementar políticas públicas.
Para auxiliar as pessoas a fazerem a doação, a Receita Federal disponibilizou uma cartilha com o passo a passo para que a destinação seja realizada no momento do preenchimento da declaração (https://encurtador.com.br/clmyX). A doação não implica em nenhum gasto para o contribuinte, pois, ao invés de direcionar o imposto devido para o governo, pode fazer a doação diretamente para entidades vinculadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fundos de apoio aos Conselhos da Pessoa Idosa.
Serviço
Doação de imposto a entidades sociais
Consulte a cartilha com orientações para doação: https://encurtador.com.br/clmyX
Na hora de escolher o fundo beneficiado, selecionar a cidade de Cotia e as opções são: até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI)