O luxo que lhe habita

Quiet luxury. Você já deve ter ouvido falar nestas duas palavrinhas em algum artigo de moda aleatório, num bate-papo entre amigas ou zapeando pelos canais de streaming em sua smart tv. 

Mas de onde surgiu? Quiet luxury é um comportamento e um estilo de vestir que nasceu do reflexo de várias crises: a pós-pandemia, as guerras e até mesmo o alto custo de vida global. 

Mesmo as pessoas das classes sociais mais elevadas dificilmente serem afetadas por essas crises, elas optaram por não ostentar suas riquezas diante de uma sociedade financeiramente fragilizada. 

A partir daí, todas as logomarcas de luxo gigantescamente estampadas em blusas, óculos e bolsas passaram a ser out. 

É claro que a mídia do entretenimento deu um empurrãozinho. Acredita-se que a série Succession, da HBO Max, que conta a história de uma família americana milionária e poderosa onde os personagens usam roupas sóbrias e sofisticadas impulsionou o quiet luxury nas redes sociais, disseminando a tendência mundialmente.

Como tudo que é bom necessita de materiais nobres, as peças que fazem sucesso no quiet luxury invariavelmente são confeccionadas em seda, linho, cashmere, lã ou puro algodão. As cores são quase sempre suaves e neutras como o branco, o bege, o cinza e o preto. Juntas, formam uma paleta de cores sóbrias, elegantes e discretas. Bem cortadas, as roupas neste estilo ficam ajustadas ao corpo transmitindo uma ideia de contemporaneidade e sofisticação, mas sem exagero algum.

Os acabamentos como botões e zíperes também são meticulosamente selecionados para serem funcionais sem deixar de serem sofisticados. Cada detalhe recebe atenção máxima. As costuras são bem feitas e, muitas vezes, ficam invisíveis para que o caimento

das peças se torne extremamente elegante.

Nada de joias chamativas, relógios gigantescos ou pulseiras com berloques. Os acessórios para compor um look quiet luxury devem ser igualmente discretos. 

Cintos na mesma tonalidade da calça, brincos delicados e colares minimalistas são o máximo em acessórios que você pode usar se quiser se manter luxuosamente elegante.

Como toda a tendência de moda que se preze, quem adota o estilo também está preocupado com questões ligadas à sustentabilidade. Em sua grande maioria, são pessoas que consomem produtos artesanais e que, anteriormente, já aderiram ao slow fashion.

Se antes éramos estimulados a consumir cada vez mais roupas e adotar tendências passageiras, agora, com o quiet luxury, a ideia é oferecer itens atemporais, de qualidade e que possam ser usados por muito tempo. Nada é descartável. Por serem peças básicas e versáteis combinam facilmente com outras peças que você já possui.

Mas nem tudo é um mar de rosas. Para nós, pobres mortais, as roupas no estilo quiet luxury são quase inacessíveis. As marcas que representam esse estilo são de alto luxo, tornando o acesso pra lá de restrito.

Só que nem tudo está perdido, não! Com um pouco de criatividade e disposição para garimpar peças bacanas você pode muito bem adaptar o quiet luxury a sua realidade. 

A principal dica é buscar por marcas nacionais que também investem em uma estética mais clean, sem deixar de lado o ar sofisticado das peças. 

Materiais naturais e de alta qualidade produzidos em cores neutras e usados em modelagens elegantes, por exemplo, são a melhor alternativa para incorporar o estilo à sua rotina.

A ideia principal é conseguir incorporar o real valor da exclusividade também no guarda-roupa do dia a dia. Peças como uma calça flare ou um colar mais simples também podem ser inspiradas pelo quiet luxury, oferecendo uma experiência de exclusividade e elegância ao mesmo tempo que se opta pelo minimalismo, qualidade e durabilidade desses materiais e produtos.

Explore, pesquise, desbrave o universo da moda e, independente do estilo que melhor 

lhe couber, busque roupas que lhe deixem bem consigo mesma. O conforto mora aí.

E este é o luxo que você merece!

Celso Finkler

[email protected]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?