Por Celso Finkler
Se você, assim como eu, é fã de filmes e séries que fazem sucesso no cinema e, principalmente, nas plataformas de streaming do país, já sabe do que estou falando.
Quando a moda se torna a protagonista, começamos a suspirar. Em algumas séries que amamos, à medida que as personagens crescem, a paleta de cores passa a ter vida própria. Os dramas pessoais, a psique e os traumas quase que podem ser mapeados enquanto as atrizes desfilam seus figurinos diante de nossos olhos. As peças de roupas se tornam ferramentas essenciais para o desenrolar da trama.
Mas isso não é, assim, uma mega-hiper-super-blaster novidade nos filmes produzidos para entreter os amantes da moda. Quando Clark Gable, como Peter Warne, evitou camisetas no filme It Happened One Night (1934), os homens em boa parte do mundo o seguiram nesta decisão. Eis que James Dean, em Juventude Transviada (1955), nos fez cair de amores pela camiseta branca. E quem não lembra de Holly, nossa eterna Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany’s (1961), usando aquele maravilhoso vestidinho preto sem mangas? E assim nasceu o pretinho básico.
Mas foi Sex and The City (1988) e Gossip Girl (2007), que nos presenteou com o que existiu de mais glamouroso e ousado na moda nunca antes visto na televisão. Cada personagem tinha sua personalidade extravasada através do que vestia. As séries, além de despertar ideias de moda, lançaram testes de personalidade: Você é aventureira, romântica e egocêntrica como Carrie ou mais Miranda? Você é firme e segura de si como Blair ou mais Serena? O mundo fashion amou tanto estas histórias que passou a se vestir como elas na divertida tentativa de pegar emprestado seus traços de personalidade.
Mas foi durante a pandemia (2020), a realidade, não o filme – que nos inseriu nos mais diversos dramas da vida real – que a ficção nos ofereceu algum nível de alívio. Em um momento em que o estilo de rua havia sido interditado e os desfiles aconteciam apenas nas plataformas digitais, grandes histórias eram contadas e novas realidades retratadas, nos permitindo escapar para outros tempos e lugares. Maratonar assistindo séries como Emily in Paris, O Gambito da Rainha e Bridgerton nos trouxe a moda de volta e até uma pequena obsessão pelos looks de algumas estrelas. Quem não ficou com vontade de usar uma boina assistindo Emily in Paris ou um vestido de gala assistindo Bridgerton, que atire a primeira pedra.
Seja retratando o universo fashion ou apenas trazendo looks de tirar o fôlego, listo abaixo algumas séries que farão qualquer pessoa que goste de moda se deleitar assistindo. Se você ainda não viu, estoure umas pipocas e não perca mais tempo!
Emily in Paris (Netflix)
Emily, especialista de marketing que mora em Chicago – EUA, recebe a oportunidade de ser transferida para Paris para trabalhar com moda. Lá, descobre as belezas da cidade e as dificuldades de se estabelecer em um lugar com uma cultura diferente. Paisagens incríveis e muitos looks assinados por Patricia Field, figurinista responsável por produções como Sex and the City e O Diabo Veste Prada, são de tirar o fôlego!
Bridgerton (Netflix)
A produção se passa no século 19 e retrata a aristocracia britânica, acompanhando a vida da família Bridgerton e de sua filha mais velha, Daphne, que acaba de ser apresentada à sociedade e precisa encontrar um marido na temporada de casamentos. Bailes sofisticados, looks deslumbrantes, fofocas da realeza e romances intensos movimentam uma trama divertida e espirituosa.
The Crown (Netflix)
A série conta a história da família real britânica desde a coroação da rainha Elizabeth II até os acontecimentos históricos recentes. Além de humanizar essas figuras tão poderosas, a produção também mostra o encantamento que envolve a monarquia, suas tradições, eventos e, claro, figurinos e joias pra lá de deslumbrantes.
Pose (Netflix)
Retratando a vida da comunidade LGBTQIA+ na Nova York dos anos 80, a produção apresenta o universo dos bailes de competição onde os participantes disputavam entre si em uma série de categorias glamourosas, e a importância das casas que parte dessa comunidade criava para se acolher e se proteger, já que muitos foram expulsos de seus lares quando assumiram suas sexualidades. A série retrata o preconceito enfrentado pelos gays, bissexuais e transsexuais, a epidemia da AIDS, a luta por direitos e, também, como influenciaram a cultura e a moda com suas roupas, maquiagens e passos de dança, como o icônico vogue.
Sex and the City (HBO Max)
Clássica, a série retrata a vida das amigas Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda Hobbes, que desbravam Nova York em busca de aventuras, sucesso no trabalho e até um grande amor. Os looks das garotas são para lá de estilosos, que não dispensam um bom glamour, cada uma com o seu estilo.
Gossip Girl (HBO Max)
Não sabemos se gostamos mais das produções fashionistas de Serena e Blair, da vida glamourosa que a elite do Upper East Side leva ou dos romances intensos que envolvem os personagens. Ah, e não podemos esquecer da icônica Gossip Girl que tira o sono da turma mais descolada de Nova York com suas notícias inesperadas.
Halston (Netflix)
Fãs de história preparem-se, porque este seriado é um verdadeiro mergulho no passado glamouroso dos anos 1970. Desfiles de moda, peças luxuosas, celebridades, festas icônicas, Studio 54 e belas locações em Nova York formam o plano de fundo que ajuda a retratar a vida de Halston, estilista que marcou a moda norte-americana e criou um verdadeiro império com a sua marca, tudo regado a muito álcool, drogas e dramas entre egos.
A Duquesa (Netflix)
Katherine é uma mulher tentando equilibrar maternidade, carreira, um ex-marido excêntrico e um novo namorado que quer deixar a relação mais séria. A comédia britânica começa a se complicar quando ela decide que quer ter mais um filho com o pai de sua filha, a pequena Olive, de 10 anos. Acontece que Katherine não suporta o ex e vê apenas uma saída para por em prática um plano bizarro: a inseminação artificial. O que isso tem a ver com moda? Os looks da personagem são incríveis e uma ótima inspiração para quem ama sair por aí em grande estilo.
As séries acima são apenas um aperitivo que o maravilhoso mundo da moda pode nos proporcionar. Assista, divirta-se e deixe-se envolver pelas histórias de elegância e glamour. Ah, e se a sua série preferida repleta de looks fantásticos não foi citada, não perca a oportunidade e envie suas dicas pra gente. Elas serão super bem-vindas!