Por Celso Finkler
Muito se fala em moda virtual, em novas experiências imersivas que estão transformando a relação dos consumidores com marcas, em roupas para serem usadas por nossos avatares do multiverso. Mas, hoje, vamos falar de algo mais próximo de nós, do universo que tem moldado os nossos costumes: as redes sociais.
O mundo da moda jamais será o mesmo após o uso do face, do insta, do tiktok e de tantas outras redes que surgem por aí a cada instante.
Bem antes de existirem posts e influenciadores digitais, os lançamentos de moda aconteciam baseados em duas coleções anuais: a de inverno e verão.
Com o mundo digital efervescente e em constante ebulição, as tendências começaram a aparecer e sumir muito rapidamente acompanhando os fatos e acontecimentos que marcam o comportamento global.
Hoje, a moda é repaginada, reeditada, reconstruída e renovada diariamente conforme a evolução de quem se expressa e consome informação, seja ela jornalística, de arte, cultura ou entretenimento.
E para dar corpo a este movimento digital nada mais democrático do que a moda que vem das ruas: o Street Style. Isto acontece quando a liberdade, o conforto e a originalidade tomam forma e saem dos editoriais fashion para as calçadas das grandes cidades. O estilo da rua mostra que a autenticidade de cada um é o que define o jeito de vestir, ou seja, quem faz a moda é você. É a junção de cores, texturas e tudo o que envolve a criatividade e personalidade que tornam a streetwear tão rica, atemporal e multifacetada.
Outro estilo que a internet popularizou e continua dominando as redes é estilo Y2K. Apesar de parecer complexa, a abreviação significa literalmente anos 2000. Sim, Y2K = year 2000 ou, em português, anos 2000.
Naquela época, qualquer coisa que as celebridades usassem estava destinada a se tornar um hit em questão de semanas, dias, e ser usada por uma infinidade de jovens daquela geração. Paris Hilton e Britney Spears lideraram as tendências de moda e até hoje são as grandes responsáveis pela caracterização da década.
Recentemente, muitas peças e tendências do início dos anos 2000 ressurgiram no cenário fashion e, ao que tudo indica, as trends Y2K vieram para ficar. Ousadas e polêmicas, as roupas dos anos 2000 carregavam na personalidade e também nas padronagens como o mix de estampas, a diversidade de materiais e estilos. Quanto mais informação de moda, melhor. Óculos com lentes coloridas, roupas futuristas, metálicas, vestidos de tricô com padrão em degradê, cintos sobrepostos, saias plissadas com tênis de sola grossa, bolsas baguetes… Tudo multicolorido, misturado e nada discreto.
Os tons prateados, dourados ou rosados também voltaram e podem ser vistos em conjuntos de agasalhos, jaquetas e outras peças. Tops com amarração também são forte referência do Y2K. Usados com calças jeans de cintura alta mais largas nas pernas, minissaia ou calças estampadas, são looks que não saem de moda.
Agora, para você que está sempre de bem com a vida, o Dopamine Dressing permanece super atual entre os fashionistas digitais. E viva o bom humor! Usar roupas coloridas em tons super vibrantes muda a forma como você vê o mundo influenciando o seu astral e de quem está ao seu lado. As cores atuam diretamente sobre a nossa dopamina – neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação – ativando nossas emoções. O que antes era considerado brega, como a mistura de cores quentes em um look ou na mesma peça, hoje é cool e contemporâneo.
As cores vibrantes também são vistas em peças de alfaiataria, em roupas formais e em lingerie que ficam a mostra com peças sobrepostas, além da moda praia e esportiva.
Calma aí… Você deve estar se perguntando: o que faço com os pretinhos básicos? Ah, o All Black reinará absoluto, sempre! Chique, sóbrio e estratégico, o preto é multifuncional e estará presente em vários looks em todas as estações. Luxuoso, é a cor referência para as mais sofisticadas produções de moda. Neutro, combina com qualquer outro tom ou estampa.
Discreto, você pode usar a mesma peça nesta cor várias vezes sem parecer batida ou repetida.
Viu como tudo muda o tempo todo? Assim como a moda, nossos gostos e preferências também estão em constante mudança, sofrendo ajustes conforme evoluímos e aperfeiçoamos o nosso modo de vida.
Falando nisso, tem um estilo que vem ganhando, a cada dia que passa, mais adeptos, sejam eles homens ou mulheres. É o Athleisure: a união da moda esportiva com a casual. Conforme já falamos em outros artigos aqui da TUDO, a palavra athleisure é a junção dos termos athletic (atlético) e leisure (lazer). O sucesso da moda Athleisure se refere ao estilo de vida de quem pratica atividade física, cuida da saúde, do bem – estar do corpo e da alma. O estilo combina o confortável e o casual para compor looks adequados a várias ocasiões: trabalho, eventos sociais, festas ou para o seu dia a dia. É a sobreposição de peças esportivas com casuais como um blazer, uma blusa, combinação de top com calça em alfaiataria ou, ainda, ternos e vestidos com tênis ou chinelo.
Estar na moda nunca foi tão fácil, prazeroso e democrático. E está na ponta de seus dedos. Basta querer.