Todos os anos, quando começa uma nova edição do Big Brother Brasil, os olhos se voltam para dentro da casa mais vigiada do país. Chegam novos participantes e nascem muitas tendências de moda e estilo.
Entre tantos assuntos, um dos destaques desta edição é a diversidade de procedimentos capilares realizados pelos participantes antes do confinamento e que vão sendo trazidos à tona nas primeiras semanas de programa. A cantora sertaneja Naiara Azevedo confessou que usa alongamento. A influencer Jade Picon deixou para trás as madeixas platinadas e escureceu o cabelo. As sisters Maria e Natália Deodato entraram no programa com tranças, mas rapidamente mudaram o visual.
Será que mexer demais no cabelo é saudável para os fios? A cirurgiã plástica Patricia Marques, especialista em tratamentos reparadores de cabeça e pescoço, alerta que alguns hábitos podem ser prejudiciais para o couro cabeludo e podem provocar queda de cabelo precocemente e desgastar os fios, que ficam opacos e muito quebradiços. “Usar sempre o cabelo preso com coques e rabos de cavalo muito apertados, trocar de cor frequente, principalmente quando o processo exige a descoloração total dos fios, o uso de apliques e alongamentos, assim como uso regular de chapinhas e secadores também diminui a qualidade do fio,” explica. Além disso, assim como todo o corpo, o cabelo também envelhece com o passar do tempo, mas o nível de desgaste vai variar de acordo com fatores externos.
A boa notícia é que é possível devolver a vitalidade dos fios e estimular o crescimento independentemente do que tenha provocado o desgaste ou a queda do cabelo. Atualmente existe uma série de tratamentos que podem ajudar nessa recuperação.
O primeiro passo é avaliar como está o processo vitamínico e hormonal. “Receitamos complementação nesses dois aspectos, por meio de pílulas e dependendo do caso, podemos fazer injeções de vitaminas e medicamentos específicos no couro cabeludo.” Conhecida como mesoterapia capilar, o procedimento estimula o crescimento e produção de queratina mais rapidamente.
“Existe ainda a opção do laser capilar, que amplia o fluxo de sangue nos vasos da cabeça, aumentando a oxigenação e por consequência a saúde da região, gerando fios novos, mais grossos e resistentes”, acrescenta.
Vale ressaltar que hoje em dia existem muitas alternativas para recuperar a saúde dos fios e o crescimento do cabelo, desde que sejam feitas com especialista experiente e capacitado. “Além disso, quanto mais cedo for procurado um profissional, mais rápido e eficaz é o tratamento”, finaliza a especialista.