Tempurá: da necessidade ao luxo

[et_pb_section bb_built=”1″ next_background_color=”#000000″][et_pb_row _builder_version=”3.19.18″ make_fullwidth=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.19.18″ text_orientation=”justified”]

Aos que apreciam a boa culinária, não pode faltar um tempurá de qualidade na mesa quando a escolha é comida japonesa, não é?! A receita de um dos pratos mais famosos no Japão (e no mundo todo) foi levada até lá por jesuítas portugueses, que fundaram cidades como Nagasaki, por volta do século XVI; como se sabe, de acordo com a tradição católica, não devemos comer carne vermelha durante a Quaresma, e foi como substituto que o tempurá, legumes e frutos do mar empanados e fritos, quebrou barreiras  e conquistou os quatro cantos do mundo.

A origem do nome em si ainda possui várias versões. Uns dizem que vem de “Tempora”, palavra em latim que se traduz como “um período de tempo”, provavelmente fazendo referência aos 40 dias da Quaresma, enquanto outros afirmam que tempurá surgiu a partir da palavra portuguesa “Tempero”, ingrediente presente em seu modo de preparo.

Os japoneses, ainda colonizados por portugueses, decidiram que não se submeteriam às novas regras – como a catequização, por exemplo, e os expulsaram do território, herdando somente a deliciosa gastronomia que aprenderam durante a convivência.

Agora libertos e com água na boca, os japoneses adaptaram a receita, deixando a massa mais fina, usando um óleo mais leve para fritar os “bolinhos” para trazer mais leveza ao paladar e acrescentando mais vegetais, aprimorando com suas próprias variedades até chegar ao prato que conhecemos (e amamos!) hoje em dia.

A novidade se popularizou mesmo em solos japoneses quando passou a ser vendido em barracas de rua, dessas que paramos para comer algo rapidinho. Se você procurar no Google, verá que o prato se tornou tão “queridinho da galera” que existem até restaurantes especializados só nele, com clientes que fazem reservas e encaram filas de espera se preciso for.

O Tempurá pode ser feito com uma grande variedade de ingredientes, desde legumes como repolho, berinjela, abóbora, cenoura, cebola, vagem, brócolis a peixes e frutos do mar como o camarão, que costuma ser uma boa pedida, inclusive. É uma receita fácil de ser feita, rápida e barata, sem falar na crocância e demais qualidades.

Dicas para o preparo de um tempurá perfeito!

  • Cortar os vegetais adequadamente e de maneira uniforme, para que eles sejam cozidos de maneira homogênea.
  • A maneira mais comum de comer tempuráé usar molho de mergulho de dez-tsuyu. O molho geralmente é feito com cogumelos secos, vinho de arroz, molho de soja e sopa de açúcar. (veja receitinha a seguir)
  • Caso utilize frutos do mar, eles devem ser enxaguados e mantidos em água fria.
  • Um bom tempurá tem uma massa adequada. Para fazer quatro porções, bata 1 ovo e adicione lentamente 1 xícara de água gelada. Adicione 1 xícara de farinha de trigo e misture ligeiramente.
  • Para garantir a crocância, é ideal que se passem os legumes antes na farinha de trigo e em seguida na massa. Respingar massa por cima dos legumes assim que coloca-los na panela também ajuda a ficar crocante.
  • Para fritar, a panela deve ser profunda e o óleo (vegetal) deve estar aquecido a 350 graus.

 

Ingredientes:

– 1 copo de sopa de dashi (feito de cogumelos secos e secos em água)
– 1/4 xícara de vinho de arroz
– 1/4 xícara de molho de soja
– 1/2 colher de sopa de açúcar

Primeiro aquela o vinho de arroz em fogo médio. Em seguida, adicione a sopa de dashi e o molho de soja. Aqueça até ferver. Espere esfriar e sirva com o tempurá recém assim que fritá-lo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section” fullwidth=”off” specialty=”off” transparent_background=”off” background_color=”#000000″ allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off” prev_background_color=”#ffffff” custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” global_module=”60″][et_pb_row admin_label=”row” global_parent=”60″ make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” parallax_3=”off” parallax_method_3=”off” column_padding_mobile=”on” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?