Pós festa: receitas saborosas para auxiliar na desintoxicação do seu organismo

Depois da comilança do final de ano (quem não exagerou que atire a primeira pedra), mesmo sabendo que nosso organismo elimina sozinho as toxinas, nós podemos contribuir para que esse processo seja ainda mais eficaz. Para isso, é importante focar em um menu rico em alimentos que ajudam a eliminar o que o nosso corpo não precisa.

A Revista TUDO separou aqui receitas que vão ajudar a desintoxicar o organismo e contribuir para que você inicie o ano ainda mais leve.

Creme de brócolis com alho-poró

Rende 3 porções.

Tempo de preparo: 30min

Ingredientes

2 brócolis japonês
1 cebola
1 talo de alho-poró
1 talo de salsão
500 ml de caldo caseiro de legumes ou de frango
250 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada a gosto
Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite e refogue a cebola, o alho-poró e o salsão até ficarem levemente dourados. Adicione o brócolis, tempere com sal, pimenta e refogue mais um pouco. Junte o caldo quente, tampe e cozinhe até tudo ficar bem amolecido.

Transfira para um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Lembre-se de deixar a tampinha menor aberta para sair o vapor. Coloque na panela novamente e acrescente o creme de leite. Ferva e adicione a noz-moscada.

Benefícios do alho-poró

Seu alto teor de fibras ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo. O alho-poró possui ainda prebióticos, contribuindo para a saúde da flora intestinal. Atua no combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo e também a eliminar toxinas.

Sobremesa detox: sorbet de melancia

Ingredientes

200 ml de suco de melancia
Suco de meio limão
1 colher (café) de gengibre ralado
Gelo triturado
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Misture o suco de melancia com o de limão e o gengibre. Despeje a mistura em um saco plástico com fecho tipo ziplock (ou outro que fique bem fechado). Reserve.

Em outro saco maior, junte boa quantidade de gelo triturado com o sal. Misture bem.

Em seguida, coloque o saco com o suco de melancia dentro do saco com gelo. Segure firme com as duas mãos. Balance bem por 5 minutos ou até o suco virar sorbet. Ou seja, até atingir uma consistência mais sólida e cremosa.

Você sabia que…

A melancia é perfeita para hidratar e limpar o organismo. Com 92% de água, ela faz os rins trabalharem melhor. Tem também vitaminas, minerais e fibras, que aumentam a saciedade. E, por conta da citrulina, a fruta tem efeito detox. A substância ajuda a remover amônia e outras toxinas do organismo.

Atenção!

Se você quer desintoxicar, saiba que o sanduíche natural pode entrar no seu cardápio. Pão integral, sem glúten, salada e requeijão light são algumas opções que você pode usar no dia a dia.

Combinações para sucos detox

Suco verde: essa é uma opção diurética, já que o pepino é composto 95% de água. Além disso, é fonte de fibras, potássio e outras substâncias benéficas ao organismo.

Ingredientes

4 cubinhos de couve com pepino
1/2 maçã
1 rodela de gengibre
Suco de 1/2 limão
1 colher (de sopa) de mel
200 ml de água filtrada ou água de coco

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba na hora, não coe.

#DicaDaTUDO: faça gelinhos com a couve e o pepino e, na hora de fazer o suco, use os gelinhos.

Suco de abacaxi com couve: esse suco é feito com a casca do abacaxi, que ajuda na desintoxicação do corpo, por ter uma ação diurética.

Ingredientes

Casca de um abacaxi médio (cerca de 3 xícaras de chá) – de preferência, use um abacaxi orgânico
1 folha de couve manteiga picada
2 xícaras (de chá) de água gelada
Açúcar/adoçante a gosto
Gelo a gosto

Modo de preparo

Lave bem a casca do abacaxi, em seguida descasque-o normalmente, e pique a casca em pedaços menores. Descarte a coroa, ela não irá no suco.

Em um liquidificador, coloque os pedaços de casca juntamente com 1 folha de couve manteiga picada e 2 xícaras de água bem gelada; adoce com açúcar (ou adoçante) a gosto e bata até ficar uniforme. Em seguida coe. Está pronto!

Pizza com massa de couve-flor

Essa receita é sem glúten, com uma pequena quantidade de carboidratos. Uma sugestão é usar muçarela light para que não seja uma pizza cheia de gordura.

Segue a receita:

Pique 1/3 de uma couve-flor, só a parte “crespinha” os talos você não vai usar (use para fazer outra receita depois). É importante que fique beeem picadinha. A receita original pedia para usar processador ou ralador; pode fazer na faca mesmo.

Utilize 1 xícara desse “farelo” de couve-flor que deve ser levado ao micro-ondas (sem água, puro mesmo). Três minutos podem ser suficientes. Cuidado, se passar do ponto ela vai ficar marrom. É só para dar uma amolecida.

Espere esfriar e misture 1 xícara de queijo muçarela ralado e 1 ovo. A massa está pronta, agora você pode temperá-la para dar mais sabor. A receita original sugere alho amassado, sal e orégano.

Unte bem uma assadeira e modele um ou dois discos (coloque a massa com uma colher e vá pressionando com uma espátula para dar o formato). Leve para assar em forno preaquecido até as bordas começarem a dourar. No meu forno foram 10 minutos em 230º.

Retire, cubra com os ingredientes de sua preferência e volte ao forno apenas para derreter o queijo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?