A pimenta é o tempero mais utilizado no mundo, depois do sal.
E o Brasil, por sua vez, é um grande produtor e exportador de pimenta-do-reino e de outros tipos de pimenta.
As pimentas mais comuns no Brasil são a malagueta, dedo-de-moça, biquinho, cumari,murupi, bode, cambuci e pimenta rosa.
A pimenta-do-reino também é muito consumida.
A Carolina Reaper – originária dos Estados Unidos – foi a pimenta mais ardida do mundo até ser superada pela Pepper X. Ela é um cruzamento entre as pimentas Habanero e BhutJolokia. Para você ter ideia, a Carolina Reaper é tão forte que é preciso usar luvas para manipulá-la; ela é cerca de 200 vezes mais picante que uma Jalapeño. Além do Brasil, as pimentas são fundamentais para a culinária mexicana e para a identidade do país. Os mexicanos as colocam, frequentemente, na forma de salsas, em tudo: tacos, frutos do mar, chips, frutas, cerveja e, sim, até sorvete.

Pimentas mais comuns
● Malagueta: A pimenta mais conhecida e consumida no Brasil, pertencente à espécie C. frutescens.
● Cambuci: Irmã da dedo-de-moça, mas mais leve, sem ardência.
● Pimenta-do-reino: Considerada um tempero coringa, com ardência leve.
● Murupi: Cultivada no Amazonas e Pará, tem coloração amarela e aroma característico.
● Outros tipos de pimentas: Biquinho, Dedo-de-moça, Cumari, Bode, Rosa, Caiena, Tabasco, Jalapeño, Cayenne, Serrano.
Produtividade
A diversidade da pimenta reflete na segmentação da cadeia: pequenos produtores (pimenta in natura e conservas), empresas de porte médio (tipos diversos de produtos, como molhos e geleias) e grandes empresas (molhos, páprica e pasta).
Existe uma escala que mede a ardência da pimenta
Um químico norte-americano chamado Wilbur Scoville criou uma escala que define a intensidade das pimentas que varia de 0 a 15 milhões. O problema é que, como essa escala é baseada nas sensações, que são bem relativas, alguns estudiosos consideram essa métrica a maior balela.
Conserva de pimenta dedo-de-moça com alho e alecrim
(Receita Panelinha)
Ingredientes
● 8 pimentas dedo-de-moça (cerca de 50g)
● 1 dente de alho
● 1 galho de alecrim
● 1 folha de louro seca
● ¾ de xícara (chá) de óleo
● 2 colheres (chá) de sal
Modo de preparo
Separe um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético, que comporte pelomenos 300 ml. Lave bem as pimentas dedo-de-moça sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com 1 litro de água, misture um bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos.
Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho. Lave e seque bem o alecrim e as folhas de louro. Retire as pimentas da água, enxague e seque bem – é importante secar bem os ingredientes da conserva com um pano de prato limpo para evitar que embolorem.
Com a tesoura, corte o galho de alecrim ao meio; ele deve caber dentro do pote e ficar imerso no óleo; se estiver muito grande corte em 3 pedaços. Descarte o cabinho e corte as pimentas em rodelas finas.
Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas; a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.Transfira as pimentas picadas para o pote de vidro. Junte o alho, o alecrim, o louro,o sal e o óleo.
Atenção: o óleo deve cobrir todos os ingredientes; caso seu pote de vidro seja muito largo, adicione mais óleo. Tampe e chacoalhe bem para misturar. Leve a conserva para a geladeira e deixe descansar por pelo menos 5 dias para apimenta liberar sabor para o óleo. Mantenha a conserva de pimenta na geladeira por até 1 mês.
Como usar?
Você pode usar o óleo da conserva como molho de pimenta nos pratos, para fazer molhos de salada e até em refogados no lugar do azeite. Você pode também usar as rodelas de pimenta diretamente na comida ou utilizá-las como ingrediente de outras receitas. Pra variar, você pode utilizar essa mesma técnica para conservar outros tipos de pimentas ou fazer uma combinação diferente de sabores; vale malagueta, pimenta de bode, biquinho, etc.

Pimenta Cambuci refogada
Ingredientes (4 porções)
● 16 pimentas cambuci
● 2 dentes de alho
● 1 cebola pequena
● Azeite para dourar
● Sal a gosto
Modo de preparo: 10min
Corte as pimentas ao meio e retire as sementes (essa é a parte que arde).Pique a cebola em pedaços bem pequenos. Pique o alho em pedaços grandes. Refogue a cebola e o alho em azeite a gosto. Junte as pimentas, o sal e deixe fritar até a pele da pimenta começar a ficar escura. Então já pode desligar o fogo. Se quiser, retire a pele antes de servir.

Pimenta originária do Brasil, a cambuci pertence à mesma espécie da pimenta dedo-de-moça. Ela é mais conhecida e consumida na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo. Também é conhecida pelos nomes “chapéu de bispo” ou “chapéu de frade” e ainda por “pimenta godê”, mas o nome cambuci é mais popular.
Sorvete de Pimenta Rosa | adaptação do livro Making Artisan Gelato
Aproximadamente 750 ml
Ingredientes
● 02 xícaras de leite
● 01 xícara de creme de leite
● 02 ovos
● ¾ xícara de açúcar
● 01 colher de sopa de extrato de baunilha
● 1/8 xícara de pimenta rosa + 01 colher de chá da pimenta levemente amassada
Modo de preparo
Coloque o leite e o creme de leite ao fogo, quando começar a ferver, apague. Adicione as pimentas e deixe em infusão por pelo menos 1 hora. Coe, pressionando bem as pimentas para extrair todo o sabor. Leve ao fogo novamente até quase começar a ferver. Num recipiente bata os ovos com o açúcar, por pelo menos 5 minutos, até ficar um creme esbranquiçado fofo. Junte o leite quente e misture bem. Leve ao fogo baixo, misturando sempre, até começar a engrossar (uns 7 minutos).
Deixe esfriar. Processe a mistura na máquina de sorvetes, conforme as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, coloque num recipiente e leve ao congelador por pelo menos 3 horas antes de servir.
Não tem máquina de sorvete?
Coloque num pote e leve ao congelador. A cada 3 horas, bata a mistura num processador para mantê-la cremosa. Você vai ter que repetir este processo por pelo menos umas 3, 4, 5 vezes, até atingir a cremosidade que você quer.
