Chegou a era da comilança. Momento de reaproveitar os pratos da ceia para as novas receitas que surgirão no dia seguinte (se não acabar na ceia mesmo, diga-se de passagem).
As festas de final de ano são verdadeiros compilados gastronômicos que unem famílias inteiras ao redor da mesa para relembrar, confraternizar e se emocionar. A TUDO separou nestas páginas algumas receitas que podem compor o seu menu para este fim de ano. Confira!
Salada de Grão de Bico com Bacalhau do Chez Patrick
Ingredientes
- 500g de Bacalhau em lascas (Dessalgado)
- 2 xícara (chá) de Grão de Bico (Cozido)
- 1 Cebola roxa picada
- 1 Pimentão Vermelho
- 1 Pimentão Verde
- Azeitonas Pretas
- Cebolinha e salsinha (a gosto)
- Suco de 1 Limão
- Azeite Sal e Pimenta do Reino (a gosto)
Modo de fazer
Cozinhe o grão de bico em uma panela de pressão por 40 minutos; quando estiver pronto, coloque em um bolw e reserve. Corte os pimentões em brunoise (cubos pequenos), frite com um fio de azeite e junte ao grão de bico cozido. Na mesma frigideira, adicione mais azeite e frite as lascas de bacalhau, até ela começar a se desfazer (desfiar); junte ao grão de bico e todo o restante dos ingredientes. Misture muito bem e leve para gelar no mínimo 2 horas. Corrija o sal e a pimenta e pode servir.
Tartar de Atum é do chef Sergio França do Restaurante Des Cucina
Rende uma porção.
Ingredientes
- 60gr. de atum
- 40gr. palmito pupunha
- 1gr. gengibre picado
- 15ml. de azeite
- Salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
- 20gr. de shitake picado
- Sal e pimenta a gosto
- Raspas de meio limão siciliano ou taiti
- 10ml. de glacê de aceto balsâmico – molho tarê (100ml de aceto balsâmico e 20 gramas de açúcar mascavo)
Modo de fazer
Fazer o molho do tempero misturando o gengibre picado, o azeite, as raspas de limão, a salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto. Picar o atum em pedaços pequenos quadrados e temperar com o molho. Reserve. Picar o palmito pupunha em pedaços pequenos quadradinhos e temperar com o molho. Reserve. Cortar o shitake em pedaços pequenos. Refogar o shitake com um fio de azeite numa frigideira pré aquecida para que fique bem sequinho. Fazer o molho tarê, misturando o aceto balsâmico com o açúcar mascavo até reduzir e ficar em ponto de glacê.
Montagem do prato
Colocar no meio do prato o palmito pupunha já picado e temperado formando um círculo.Colocar o atum por cima já temperado no mesmo formato do círculo.
Ao redor do Tartar coloque o shitake frito e bem sequinho.
Por fim regue o molho tarê por cima do shitake ao redor do prato.
Para decorar pode colocar alguns brotos de alface se quiser.
Torta Holandesa na Taça, sobremesa da Cake Village
Ingredientes
- 116 g de biscoito maizena
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 395 g de leite condensado
- 200 g de creme de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 100g de chocolate branco
- 400 ml de chantilly
- 130 g de biscoito calipso
- 200 g de chocolate belga meio amargo
- 200 g creme de leite
Modo de fazer
Faça a farofa com o biscoito maizena no liquidificador. Coloque no fundo da bomboniere
Acrescente uma colher de café de essência de baunilha. Misture os ingredientes com as mãos. Reserve.
Para fazer o creme da torta: pegue a sua panela e acrescente uma lata de leite condensado. Acrescente 100g de chocolate branco. Misture bem os ingredientes, ligue o fogo, espere o chocolate derreter e atingir consistência. Em uma batedeira, coloque 250 g de creme de leite fresco e bata na consistência de chantilly. De preferência, deixe ele gelado antes de bater na geladeira.
Acrescente o brigadeiro a travessa com o chantilly e misture. Se desejar, acrescente açúcar a gosto.
Na bomboniere, despeje o creme acima da farofinha de bolacha maisena, e leve para a geladeira. Depois de gelar, faça a ganache adicionando 200g de chocolate belga meio amargo picado em uma travessa de vidro. Leve o chocolate no microondas de 30 em 30 segundos e mexa até derreter. Misture bem, adicione uma caixinha de creme de leite. Misture novamente. Depois de esfriar, coloque por cima da sobremesa.
Decore com o biscoito Calipso.
Tender com Castanhas Portuguesas da chef Cristina Haaland
Serve 8 pessoas
Ingredientes
- 1,2kg tender bolinha (sem osso)
- 1/2 pote melado de cana
- 1 xícara vinho do Porto
- 2 colheres sopa conhaque
- 1/2 colher sopa mostarda amarela
- 1/2 colher sopa mostarda Dijon
- 250g castanhas portuguesas já cozidas
- Cravos da índia
Decoração
- Pêssegos em calda, figos em calda, ameixas sem caroço
Modo de preparo
Se as castanhas portuguesas forem frescas, cozinhar na pressão e descascar. (Eu já comprei cozidas para facilitar). Cortar linhas paralelas, virar o tender e cortar paralelas no outro sentido formando losangos. No meio de cada losango espete um cravo.
Em uma vasilha colocar as bebidas, as mostardas e o melado e mexer bem. Colocar o tender dentro de um saco plástico e colocar toda calda. Fechar bem o saco e deixar 3 horas na geladeira.
Retirar o tender da calda, colocar em uma assadeira e regar com metade da calda. Fechar bem com papel alumínio (usar 2 folhas) e colocar no forno pré aquecido a 180 ° C por 45 minutos.
Passado esse tempo retirar o alumínio, regar o tender com o restante da calda, colocar as castanhas já cozidas na calda ao lado do tender e voltar ao forno por 15 minutos, regando o tender com a calda cada 5 minutos.
Retirar o tender para fatiar e enquanto fatia voltar as castanhas para o forno para a calda ficar caramelizada (mais 5 minutos, cuidado para não queimar). Partir o tender ao meio e fatiar meia lua. Colocar no centro do prato de servir intercalando as fatias. Decorar ao redor com as frutas e as castanhas. Regar o tender ou outra opção é colocar a calda c as castanhas ao lado em molheira.