Como escolher o vinho para harmonizar com seus pratos preferidos

Uma data especial…

Um churrasco…

Um bom vinho…

Dia dos pais é o momento de acender a churrasqueira, reunir a família e mostrar pra esse homem especial o quanto ele é amado. Uma gastronomia perfeita composta pela harmonização entre o prato principal e a bebida é, sem dúvida, uma das formas de mostrar isso.

E, que tal harmonizar o churrasco com o vinho?

Primeiramente, vale lembrar que, na harmonização perfeita, você leva o alimento e o vinho à boca simultaneamente, mastigando e bebendo os dois ao mesmo tempo.
Ensine essa dica para toda a família, assim, todo mundo curte ao máximo a experiência.

No final, a bebida deve realçar e “melhorar” a comida, assim como a recíproca deve ser verdadeira.

Sendo assim, quando falamos em churrasco devemos levar em consideração alguns aspectos importantes que devem ser considerados para uma boa harmonização: o tipo da carne (fibras mais duras e nível de gordura), seu ponto de cocção (suculência), o toque defumado que a churrasqueira dá aos alimentos e o sal.

Não há dúvida de que os sabores intensos da carne grelhada são uma verdadeira festa para o paladar. Para elevar ainda mais essa experiência gastronômica, a escolha certa de vinho pode ser o complemento perfeito.

A Revista Tudo convidou Paula Porci, consultora e sommelière de vinhos para dar dicas especiais para você homenagear o seu pai e proporcionar um momento gastronômico inesquecível para toda a família. 

Vegetais e Peixes: Com eles para não errar! O ideal é um vinho branco com boa acidez e leve passagem por barrica. Exemplo: Chardonnay barricado.

Tambaqui na Brasa
Receita: Ana Luiza Trajano

Ingredientes
1 tambaqui inteiro limpo, sem vísceras e sem escamas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 ramo de ervas variadas (tomilho, alecrim, louro)
3 limões em rodelas
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Tempere o tambaqui por dentro e por fora com o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque as ervas e parte das rodelas de limão dentro do peixe. Disponha mais um pouco do limão sobre o tambaqui. Acenda a brasa e deixe a grelha esquentar bem. Coloque o peixe na grelha com algumas fatias de limão por baixo, para não grudar, e asse por 10 a 15 minutos. Vire o tambaqui e repita do outro lado.

Para servir
Retire o peixe da brasa e sirva imediatamente, acompanhado de guarnições como arroz, farofa e vinagrete.

Aves e porco: Essas carnes já apresentam mais estrutura, porém, na harmonização, são consideradas carnes brancas e devem ser tratadas com cuidado. A sugestão aqui é um rose com boa acidez e leve dulçor ou um tinto jovem com breve passagem por barrica da uva Pinot Noir.

Picanha Suína com manteiga e Páprica

Ingredientes

1 picanha suína (aproximadamente 1 kg)
150 g de manteiga
1 colher (chá) de páprica picante defumada
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (chá) de orégano fresco picado
Sal grosso

Com a manteiga em temperatura ambiente, misturar o alho picado, a páprica e o orégano. Reservar.

Cortar a picanha em fatias de 1,5 cm e temperar com sal grosso.

Com o carvão em brasa, e grelha a uma distância de 20 cm, colocar a picanha com a gordura voltada para baixo, apenas para formar uma crosta. Assar de 5 a 10 minutos, de acordo com o ponto desejado.

Bater o excesso de sal e passar uma camada de manteiga de cada lado, com ajuda de um pincel.

Carnes bovinas: Como aqui o ponto da carne faz diferença e cada convidado pode ter sua preferência, os vinhos coringas mais indicados são os frutados, com passagem em carvalho e boa acidez, sugestão: Syrah, Sangiovese, Nebbiolo, Tannat de boa qualidade, Malbec de altitude e Pinotage.

Dica: Cuidado com o sal das carnes na hora de harmonizar, pois ele é inimigo do tanino* nessa hora. Portanto, para aqueles que preferem um churrasco caprichado no sal grosso, vale pegar vinhos menos tânicos e fugir da Tannat.

Fraldinha na Brasa
Receita da chef Tati Bassi

Ingredientes:

  • 1 peça de fraldinha
  • Sal entrefino (sal grosso triturado)

Modo de preparo:

Em uma tábua coloque a peça de fraldinha com a gordura virada para cima, para que seja feito pequenos cortes superficiais em formato xadrez, para o sal penetrar mas deixar a gordura mais crocante.

Use o sal refinado nos dos dois lados da peça uniformemente

Espete a peça de carne, a canaleta do espeto tem que sempre estar virada para cima, comece pela parte de baixo da peça, deixando-a sanfonada e bem justa. Lembre de não furar a gordura.

Leve para churrasqueira a 15 centímetros da brasa, 10 minutos entre um lado e outro é o suficiente para selar.

Depois de selar, suba o espeto para uma parte mais alta a 40 centímetros da brasa e deixe assar por aproximadamente 40 minutos.

Retire da churrasqueira e dê o primeiro corte, em lascas e sempre contra a fibra. O que sobrou, retorne para a churrasqueira até chegar no ponto que você preferir.

Bom apetite e saúde!

Vocabulário do vinho
*Tanino: Cientificamente falando, os taninos nada mais são que polifenóis, isto é, substâncias orgânicas que combinam várias ligações de hidrogênio e oxigênio.

*Dulçor: O sabor doce

Onde comprar vinhos na região
Casa Palla
(11) 91039.9402  |  (11) 4612.9402  |  [email protected]

Av Eid Mansur, nº 853 – Pq São George

Colaborou com esta matéria
Paula Porci – Consultora e Sommelier de Vinhos
@paulaporcivino

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?