O restaurante paulista ‘Casa do Porco’, dos chefes Janaína e Jefferson Rueda, conquistou a 17º posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo – e é o único brasileiro na lista. A premiação aconteceu nesta terça-feira (05), em Antuérpia, na Bélgica.
“É uma honra para gente estar na lista ao lado de grandes chefs do mundo. Penso que esse prêmio é para todo o Brasil, para todos os chefs e restaurantes do nosso País, que representam tão bem a nossa gastronomia. Torcemos para que, nos próximos anos, tenha mais Brasil na lista! Há muita gente boa fazendo trabalhos incríveis”, declarou Jefferson Rueda durante a cerimônia.
Na descrição dos melhores restaurantes, o menu assinado por Jefferson é descrito como “uma celebração do porco em inúmeras formas”.
O texto continua: “em uma fazenda em sua cidade natal, São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, Jefferson Rueda cria porcos com uma dieta natural de soro de leite e vegetais. Após o abate em seu próprio matadouro, o chef aproveita cada parte do animal em pratos inventivos, como sushi de papada de porco e linguiça de sangue caseira”.
A revista também destaca o ambiente da Casa como “mais divertido do que um jantar requintado, com uma sala principal adornada com porcos em miniatura, decoração colorida e artefatos interessantes das viagens do chef”.
Na última edição do World’s 50 Best Restaurants, em 2019, a Casa do Porco apareceu na 39º posição – o que representa um salto de 22 posições para o restaurante.
O dinamarquês Noma ficou em primeiro lugar no ranking, eleito o melhor restaurante do mundo pelo ranking em 2021. Essa é a quarta vez que a casa do chefe René Redzepi é considerada melhor do mundo, entre 2010, 2012 e 2014. O restaurante fechou no começo de 2017 e reabriu novamente em 2018, num novo endereço e com diferentes propostas – o Noma 2.0.
Sobre a Casa do Porco
A Casa do Porco é conhecida por seu menu inspirado na típica culinária brasileira. Dentre os pratos mais conhecidos estão o torremos de pancetta com goiabada, o tatare de porco e o sushi de papada de porco. Existem também versões 100% vegetarianas no cardápio. O menu degustação convencional é de R$ 165,00.
Quase todos os ingredientes utilizados no restaurante são produzidos na propriedade particular da família, o Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo (SP). Lá, também são criados os porcos.