Beterraba: ame ou odeie (a gente ama!)

A beterraba tem sabor marcante e, como tudo que tem personalidade forte, cai naquele ditado popular:é 8 ou 80.

O segredo de tanto amor e ódio é sua deliciosamente estranha combinação de doçura com rusticidade, que realça os ingredientes predominantes azedos, salgados ou ambos, tal qual o queijo de cabra. Ela é uma raiz e sua versatilidade é incontestável. Beterraba é aquele alimento que dá para beber, para comer e, principalmente, para ingerir pensando na saúde.

É que ela é um antioxidante riquíssimo em vitamina C; comprovadamente previne o câncer e algumas doenças crônicas. Uma variedade vegetal inusitada, densa e penetrantemente doce, leva duas horas para cozinhar e possui uma nota de jardim em seu poder de colorir tudo. A parte que mais consumimos dela é a raiz, apesar de as suas folhas também serem extremamente nutritivas e fazerem bem à nossa saúde.

Raiz carnosa, encontrada em variedades comestíveis, para fins culinários e industriais. A variedade branca produz um tipo de açúcar.

Como cozinhar a beterraba sem que ela perca sua coloração?

  1. Lave as beterrabas inteiras com bucha e água;
  2. Coloque na panela de pressão e cubra com água;
  3. Coloque uma colher de açúcar para intensificar a cor da beterraba;
  4. Tampe e leve ao fogo;
  5. Conte 20 minutos quando começar a chiar;
  6. Abra a panela quando sair apressão;
  7. Escorra a água;
  8. Esfregue a beterraba em água corrente para a casca sair;
  9. Corte a parte da raiz com a faca. Agora, ela está pronta para ser utilizada em saladas e outros pratos!

Aprenda a fazer chips de beterraba

Assados, esses chips são muito versáteis. Sirva como petisco, espalhe na salada – olha que simpáticos para acompanhar um ceviche! O segredo está no corte: rodelas finas e uniformes.

Ingredientes:

2 beterrabas;
Azeite a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Lave, seque e descasque as beterrabas. Sobre uma assadeira antiaderente grande, passe a beterraba pelo mandolin (fatiador de legumes). Espalhe as fatias sem sobrepor, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Em outra assadeira, repita o procedimento com a outra beterraba. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até secar. Retire e deixe esfriar – os chips ficam crocantes quando esfriam. Sirva a seguir!

Como fazer beterraba em conserva

Ingredientes:

6 beterrabas grandes e bem lavadas com casca;
Água – quanto baste para o cozimento;
3 vidros de conservas limpos em água quente;
1/2 colher (sopa) de sal para cada vidro (total de 1colher e ½);
½ xícara de chá de vinagre de álcool para cada vidro (total 1 xícara e ½).

Modo de preparo

Coloque as beterrabas com cascas em uma panela para cozinhar. Deixe ferver por uns 25 minutos em fogo alto ou até conseguir espetar um grafo com facilidade. Retire da panela individualmente e não descarte a água da fervura. Descasque as beterrabas e fatie na grossura de um centímetro. Coloque nos vidros o vinagre e o sal e em seguida as beterrabas, por fim complete com a água da fervura(se não for suficiente complete com água quente).

ATENÇÃO: nunca acrescente água fria em conservas. Podem-se colocar pimentas e folhas como manjericão para dar mais tempero.

Carpaccio de salada com molho pesto

Rendimento: dois pratos de carpaccio.
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes:

1 beterraba crua;
1/4 de couve flor crua;
Molho pesto a gosto (receita molho pesto);
1/2 colher (sopa) de sal para cada vidro (total de 1 colher e ½);
Folhas de manjericão ou salsinha para decorar.

Modo de preparo:

Lave, seque, descasque e rale a beterraba em fatias finas. Lave, seque, fatie com a faca ou rale os buquês de couve flor em fatias finas. Faça o molho pesto como de sua preferência. Despeje um pouco de molho pesto sobre o prato, monte o carpaccio, jogue mais um pouco de pesto e coloque algumas folhas de manjericão ou salsinha para decorar.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?