Sonho Grego, parte 1

Por Marcelo Sampaio

Dessa vez resolvi escrever em duas matérias as experiências pra lá de especiais que vivi na Grécia, agora em 2022, porque foram tantas que não caberiam em uma única edição.

Foram dias inesquecíveis e iluminados. Parti no início de outubro para Atenas acompanhado de seis mulheres donas de si, descoladas e mega culturizadas. Ah, e que não fugiram à regra do universo feminino, entrando em milhares de lojinhas com múltiplas comprinhas. Eu também pirei, não contem a ninguém.

Eu não ia para a Grécia há exatos 18 anos e essa foi minha sexta ida, num novo momento de vida e com outro olhar sobre o mundo.

Queria me abastecer de muita história e depois de prazeres lindos e infinitos nas ilhas.

Foi sensacional! Garimpei – dessa vez em Atenas – cantinhos pitorescos no bairro do Plaka e Monastiraki, bares e restaurantes transados, lojas recheadas de novidades e clássicos gregos, muita moda em linho e gente pra todo lado.

Salada grega tradicional no Plaka, Atenas

Rodamos o centro todo, de cabo a rabo, até mesmo a orla, que está encantadora.

Claro que não deixamos de visitar e admirar a esplendorosa Acrópole, construída por volta de 450 antes de Cristo sob a administração do célebre estadista Péricles.

Acrópole de Atenas, Grécia

Ficamos hospedados no sensacional Hotel Hyatt, elegante e super confortável, bem ao lado da Centro Cultural Onassis, um reduto da melhor arte internacional e alta gastronomia. Por sinal indico o restaurante “Hytra”, especializado em comida grega contemporânea de altíssima qualidade. Um show de iguarias!

Caminhar por Atenas é um mundo interessante sem fim e mergulhar em seus museus é obrigação e puro deleite. Passamos horas olhando todos os detalhes dos maravilhosos “Museu da Acrópole” e “Museu Arqueológico de Atenas”, diferentes e igualmente sensacionais.

Um dos dias fomos até Delfos e ali, de verdade, perdi o fôlego tamanha a beleza do caminho na estrada repleto de campos de algodão e oliveiras, além do charme da cidade de “Arachova”, onde almoçamos e curtimos o lifestyle local.

Em Delfos a maravilhosa Acrópole e o Santuário dedicado ao Deus Apolo impressionaram em todos os sentidos.

Templo de Apolo, Delfos

Hoje, Delfos é uma moderna cidade grega distante 250 km de Atenas, que ficou muito conhecida justamente por conta do sítio arqueológico, local que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Depois de 5 dias entre Atenas e Delfos partimos para aquela que hoje é considerada uma das mais belas ilhas do mundo: Zakynthos.

O centrinho de Zakynthos é sensacional, super conservado, com entretenimentos da mais alta qualidade. Apaixonante. Vale a indicação de um restaurante agradável e com gastronomia impecável chamado “Paradosiako” .

Cantinho da ilha de Zakynthos, Grécia

Na ilha ficamos no “Contessina Hotel Boutique e Spa”, simplesmente o melhor dos melhores.

Navegar com barcos alugados na ilha é essencial pois, alguns paraísos apenas são alcançados dessa forma. A famosa e emblemática praia chamada Navagio, com sua areia branca reluzente e sua água azul turquesa como nunca vi antes, é simplesmente de babar. Não à toa é considerada uma das mais importantes e deslumbrantes do mundo.

Sensacional Hotel Contessina, em Zakynthos

A ilha está repleta de “Beach Clubs” incríveis e sofisticados frequentados pelos hypes do mundo inteiro em praias diversas. Fiquei apaixonado por um super charmoso com tons terrosos chamado “Makai Resto Bar”, localizado na praia de Arkadii. Brindamos ali o Pôr do Sol estonteante de lindo.

Como a vida é dadivosa sempre nos presenteando com o que existe de mais sublime. Mês que vem tem muito mais de Grécia.