Sempre amei a pequena cidade de Sintra, localizada numa serra encantadora com vistas fenomenais.
Já estive algumas vezes no destino para passar o dia, mas nunca tinha dado-me a oportunidade de ficar lá por três dias seguidos, dormindo num autêntico palácio real: Palácio de Seteais, do incrível e “premium” grupo hoteleiro português Tivoli. Lindo o hotel, além de histórico, elegante, confortável e apaixonante.
Poder acordar frente a um jardim encantado com a vista infinita da serra e Lisboa, mais o mar ao longe, foi algo surreal.
Sair logo pela manhã e caminhar pelas ruas de Sintra, passando por outros locais diversos como o da Quinta da Regaleira e o da Pena é poético demais, fazendo com que o dia comece totalmente diferente. As visitas são obrigatórias.
O ar da serra entra fundo nos pulmões e a vontade é de não parar de ir de um lado para o outro, caminhar, caminhar até onde for possível e o fôlego aguentar.
O centrinho da cidade é um charme sem fim e suas lojinhas são convites, o tempo todo, a comprarmos faianças (cerâmicas pintadas portuguesas), toalhas de mesa, toalhas de lavabo, copos e jarras bico de jaca, vinhos e doces diversos, azulejos, tudo sedutor e de muito bom gosto.
Passamos por casinhas lindas todas decoradas e muros com frases lindas escritas por locais ou tiradas de poetas famosos. Sempre a cultura presente e valorizada em cada cantinho, em cada arquitetura.
A gastronomia é peculiar e irrepreensível, principalmente no restaurante do Tivoli Seteais, com iguarias únicas de sabores autorais sem perder o DNA cultural.
Vivemos uma experiência única no dia do meu aniversário: chá das Rainhas, um deleite 100% do tempo. Louças antigas, pratas e cristais criaram a roupagem para esse momento único recheado de delícias. Foram horas de puro prazer e que ficarão eternamente em nossas memórias.
Não podemos esquecer da secular pastelaria A Periquita com seus desejados Travesseiros de Sintra (massa folhada com doces de ovos) mais caramelados, queijadas, entre muitos outros. Imperdível!
A natureza faz parte de toda essa área gigantesca e não paramos de olhar para todos os lados – o tempo todo – admirando essa preciosidade divina.
As ruínas do Castelo dos Mouros mostram quão antiga é a cidade e quantas gerações reais já passaram por ali, criando uma história magnífica a respeito de Sintra, a respeito de Portugal.
Vale cada segundo ali vivido por cada ação ali realizada.
Quero e irei retornar o mais breve possível para ter a chance de viver mais momentos como os que ali vivi acompanhado de minha amada família.
Bora garimpar?