Reencontro com o Egito – Parte 1

Retornamos, eu e Eduardo, 16 anos depois para esse país tão intrigante, espiritual, energético e recheado de histórias junto à maravilhosa companhia aérea Lufthansa, com organização boutique da agência Mister Travel Br sob a batuta de Fábio Soler.

O Egito impacta em todos os sentidos: com sua majestosa história e a influência da mesma até hoje no mundo, com seus costumes e estilo de vida local, com suas belezas naturais e turísticas, seu abundante Rio Nilo, além de sua gastronomia espetacular.

Levarmos Manoel – após 16 anos de nossa última estada – foi bastante significativo e, ali, pude concretizar um sonho muito meu, o qual tinha desenhado com muito cuidado para que, juntos, pudéssemos aproveitar intensamente cada momento e brindarmos essa volta gloriosa em família.

No templo de Komombo com minha família

Antes estivemos na Jordânia, que escrevi na edição anterior, e aqui conto um pouco das emoções que vivemos diante de tamanha grandiosidade e espetáculos arquitetônicos milenares que guardava em minhas memórias de 2007 no Egito.

Começamos pela cidade de Aswan, ao sul, e por AbuSimbel, o único dos templos cravado numa montanha, grandioso, construído pelo Faraó Ramsés III, apaixonado pela primeira de suas 40 esposas, Nefertari, digna de receber um templo também magnífico ao lado do seu no mesmo local. 

Ambos frente ao Nilo mostram a força desse império e o quanto estavam conectados aos Deuses e quiçá a outras dimensões com vidas por nós desconhecidas.

A imensa Represa de Aswan próxima à AbuSimbel permitiu que as águas do Nilo fossem controladas e muitos outros templos encontrados e/ou restaurados como é o caso do lindíssimo Templo de Ísis, considerada a mãe dos Deuses e esposa de Osíris. 

Foi tão importante no Egito que seu culto transcendeu as fronteiras chegando a Grécia e Roma.

E então começamos a navegar pelo majestoso Rio Nilo a bordo do barco May Fair, perfeito na elegância, conforto, gastronomia e alto profissionalismo de sua equipe. A bordo do mesmo tive uma festa egípcia pelos meus 56 anos, bem vividos e viajados, graças a Deus!

Paramos pelo caminho para visitar as coloridas aldeias milenares Núbias que até hoje mantém famílias ali vivendo, com comércios sensacionais, abaixo das montanhas onde estão impressionantes tumbas recheadas de pinturas e histórias de cair o queixo. 

O conhecimento da história egípcia vem grande parte das tumbas descobertas por toda sua extensão e a maior parte delas estão no Vale dos Reis e das Rainhas mais ao sul do Egito e ao norte de Aswan, próximo a Luxor.

Entrar em uma tumba egípcia é, de verdade, transformador. Muitos dos templos construídos pelos grandes Faraós, além de serem homenagens a seus deuses também serviam de tumbas aos mesmos. Muitos elementos foram saqueados inclusive suas múmias, algumas perdidas e outras espalhadas por museus mundo afora junto a seus tesouros.

No dia de meu aniversário fomos até um dos templos que mais amo: Komombo, o único com dois santuários, sendo um dedicado ao Deus Orus (Falcão) e outro ao Deus Sobek (Crocodilo). Lindíssimo além da conta e recheado de histórias. Ao lado o impressionante Museu dos Crocodilos Mumificados com mais de 3 mil anos que chegam a medir 10 metros de comprimento.

Comemorei meus 56 anos numa festa Egípcia organizada no May Fair pela noite com jantar deslumbrante com sabores locais. Amamos!!!

Na próxima edição falarei dos maravilhosos templos de Karnak, Luxor e claro, do alucinante (em todos os sentidos) Cairo com suas eternas Pirâmides de Gizé e o início da razão do meu retorno ao Egito. Um sonho realizado atrás do outro. Gratidão!!

Até Abril, Marcelo Sampaio

Viagem organizada pela maravilhosa Agência Mister Travel @mister.travelbr

Marcelo Sampaio

Apresentador TV e Gerador de Conteúdo e no Projeto “Garimpando com Marcelo Sampaio”

Todas as 3as às 22:30h na tv a cabo Travel Box Brazil

Todas as 6as às 19h na Rádio Vibe Mundial 95,7 FM

@garimpando.life

garimpandolife.com.br

+5511 999791784

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?