Sim, Ilhéus no Sul da Bahia é a terra de Gabriela, Cravo e Canela e também a porta de entrada da Rota do Cacau.
Nesse mesmo canto da Bahia estão as lindíssimas praias de Itacaré, Comandatuba e Maraú, reduto de resorts sofisticados e de hotelaria boutique especial como o “Boa Terra Hotel” que fica no centrinho de Itacaré e amei a hospedagem. Outros imperdíveis são: o sensacional e clássico “Comandatuba Resort”, na Ilha de mesmo nome onde o hotel impera com louvor há muitos anos, e o paradisíaco “Txai”, simplesmente alucinante em todos os sentidos com nota máxima em todos os quesitos.
Chegando pelo aeroporto de Ilhéus, antes de partir para seu destino final, temos duas paradas obrigatórias na cidade: o “Bar Vesúvio”, famoso na história de Gabriela por ser de seu amor Nacib, com suas iguarias árabes deliciosas, e o incrível “Bataclan”, antigo Prostíbulo/Cabaré/Cassino da emblemática Maria Machadão, onde os coronéis da época do auge do Cacau passavam suas noites alucinantes. Ambos funcionam até hoje, mantendo características originais com retrofits de muito bom gosto e servindo almoços e jantares sensacionais.
No Bataclan, pequenos shows acontecem regularmente e o ambiente possui um charme à parte.
A cidade é muito interessante com praias incríveis e, em vários cantos, é possível comprar o chocolate produzido na região, premiado internacionalmente.
A Praia Ponta do Ramo é, sem dúvida, a praia mais legal ao norte de Ilhéus. Uma praia lindíssima, limpa, ótima para banho, inclusive para crianças de todas as idades.
Próximo a Itacaré, 70 km de Ilhéus, está o “Café com Cacau”, delicioso ponto para comer bem e provar o chocolate quente maravilhoso da querida Marly que, com alto astral, oferece-nos delícias que produz ali mesmo, além do espetacular Mel de Cacau, líquido extraído da fruta que mata a sede e adoça nossos corações. Sou um verdadeiro apaixonado por essa bebida.
Toda a região está lotada de fazendas de cacau e, em muitas delas, é possível visitar e conhecer a produção do chocolate mais natural que existe. Simplesmente o máximo! Pura cultura brasileira! Conheci em Ipiaú a fazenda que produz o chocolate Gran Kakao, muito artesanal e reconhecido por sua altíssima qualidade, assim como outros em cidade vizinhas como as reconhecidas marcas Dengo, Var, Chor, Chocolat Du Jour, Amma, Mendoá, além de outras 60 baianíssimas.
Uma viagem de pelo menos cinco dias para curtir o destino é muito bem vinda tanto para famílias, quanto para grupo de amigos e casais apaixonados. Já estive algumas vezes e pretendo sempre voltar, pois, de verdade, a junção da história com a gastronomia e as belezas naturais locais fazem dos momentos ali vividos inesquecíveis.
É disso que mais precisamos: Verdades locais e bem-estar com alta qualidade em tudo, independente do estilo e localização.
Prepare-se que as férias de julho já estão por aí!
Bora garimpar o sul de nossa amada Bahia?