Foram dias encantadores neste destino para lá de especial. Com apoio da UNIT, Universidade Tiradentes, que tanto investe na divulgação da cultura sergipana, rodamos esse estado lindo recheado de histórias, gente boa, sabores e muitas emoções.
A UNIT possui Campus em diversas cidades do interior, além da espetacular sede na capital Aracaju. Visitamos algumas delas (Estância, Itabaiana e Propriá) e um universo de experiências nos foram apresentadas, experiências essas que qualificam milhares de pessoas para a vida inteira.
Junto ao São João, a mais importante festa do Nordeste brasileiro, o forró e o milho são elementos protagonistas e nos proporcionaram vivências únicas, aromáticas, sedutoras e muito coloridas. Que espetáculo brasileiro que foi rodar por lindas estradas que nos levaram a cantinhos pra lá depoéticos.
Meu coração pulsou em cada representação popular como os Barcos e Espadas de Fogo, Procissão dosCaminhoneiros com Santo Antônio e os Arraiás autênticos com quadrilhas e cantorias em bairros tão familiares. Pontos paradisíacos como a Praia do Saco com suas Dunas, o exuberante Velho Chico, o Parque dos Falcões, o encontro do rio com o mar, bem como a longa Orla de Aracaju tiraram o nosso fôlego.
A cultura das Catadoras de Mangaba, da busca do Aratu e da produção do amendoim cozido são Patrimônios do Estado e verdadeiramente locais com muita dedicação trazendo como resultado delícias e mais delícias. Provamos tudo abundantemente.
A primeira capital São Cristóvão com seu fenomenal complexo histórico, bem como o de Estância, mostraram como Sergipe é imensamente rico com muitas heranças espetaculares de séculos passados. O Memorial de Sergipe, por Professor Jouberto Uchoa, finalizou toda essa jornada com mergulhos profundos no DNA desse povo tão maravilhoso e acolhedor. Uma curadoria impressionante é responsável por muito aprendizado através da evolução dos tempos na história sergipana onde em cada texto, cada imagem e cada sensação pudemos sentir o orgulho dessa gente tão linda.
Aplausos e mais aplausos a essa monumental instalação frente ao mar aracajuano.
“A Educação sempre transforma”!
Estou pleno e inteiro, recarregado do melhor e do autêntico, sendo minha vontade retornar o mais brevepossível. Que os Garimpos continuem assim guiados por tanta luz e magia, e claro, por homens tão dedicados a transformar o mundo, deixando-nos sementes eternas.
Gratidão, Marcelo Sampaio.
Marcelo Sampaio
Apresentador TV e Gerador de Conteúdo e no Projeto “Garimpando com Marcelo Sampaio”
Todas as 3as às 22:30h na tv a cabo Travel Box Brazil
Todas as 6as às 19h na Rádio Vibe Mundial 95,7 FM