A sempre cultural e gastronômica Curitiba

Por Marcelo Sampaio

Eu adoro garimpar essa cidade linda e sempre muito bem cuidada.

Curitiba, capital do Paraná, há muitos anos é exemplo de uma incrível administração, sempre entregando a seus habitantes e visitantes o melhor. De verdade, piro aqui! E como a cidade é arborizada, então? Paisagismo urbano.

Curitiba está recheada de museus, espaços públicos lindíssimos, galerias de arte e literatura e uma gastronomia de tirar o chapéu. A herança italiana predomina na cidade e é impossível não apaixonar-se por tantas e tantas delícias. Claro que as influências alemãs, polonesas e ucranianas também estão em peso em diversos cantos curitibanos.

Exposição dos Gêmeos no Museu Oscar Niemeyer

O bairro de Santa Felicidade é sempre uma grande atração, pois mantém as características da colônia italiana e oferece-nos o tradicional banquete da casa da nonna com muitíssima qualidade, a exemplo da tradicional Família Madalosso, pilotada pela matriarca Sra. Flora Madalosso, no clássico VELHO MADALOSSO. Lá, sempre saboreio o maravilhoso Spaghetti ao Aglio e Olio, o Sfogliatti com Figo e Ricota e os risotos de Funghi Secchi e de Alho Poró com Limão Siciliano. Fora os galetos, as polentas, a maionese de batatas, etc e tal. 

A mesma família possui uma vertente mais contemporânea com a assinatura do Restaurateur Beto Madalosso que arrasa em suas “loucuras apetitosas”. Lançou a famosa “Trolha”, tipo de Pizza enrolada bem democrática e com um mix de sabores fantásticos no restaurante CARLO, além de sua Pizzaria mega arrojada MADÁ, no centro descolado e reeditado da capital.

Maravilhosas Pizzas do Madá

O centro da cidade, bastante boêmio, concentra restaurantes de sucesso e é imperdível um passeio por essa área a pé durante o dia – e claro à noite – com seus “Points” de encontros dos hypes aos mais moderninhos!

A Chef Claudia Krauspenhar do K.sa escolhe um vinho em sua adega para harmonizar com as iguarias

No bairro Batel, destaque para o restaurante K.sa com menu assinado por sua apaixonante chef Claudia Krauspenhar que nos inebria com tantas delícias e criações impecáveis. Claudia sabe nos emocionar com suas entregas de alma traduzidas em iguarias.

Chinchu, resto/bar incrível e descolado no centro

A carne do Chef Afro no charmosíssimo CHINCHU arrasa e ali você interage com esse cara que entende muito de cortes e de preparações. Sente-se no balcão e delire com tudo o que ele prepara ali mesmo, ao vivo e a cores.

O conhecido hambúrguer MADERO nasceu aqui e mantém sua casa original no mesmo lugar, nesse mesmo centro charmoso da cidade. Como sou um “Lover Burger” não deixei de experimentar a tão falada casa CIDADÃO DO MUNDO e amei os sabores criados nessa hamburgueria arrojada.

A internacionalmente reconhecida Manu Buffara que arrasa há anos no MANU com seu escandaloso Menu Degustação, mantém seu estilo raíz surpreendente com roupagem bem contemporânea, de babar. Manu acaba de abrir um restaurante em New York. Sucesso ou não, hein?

Saboreando a torta Martha Rocha da Confeitaria das Famílias

Pelas tardes o melhor mesmo é visitar os sempre especiais Jardim Botânico, Ópera de Arame, Pedreiras, Parque Tanguá, Parque Barigui, Bosque Alemão e o Memorial da Colônia Polonesa. Logo após isso tudo, mergulhe nas delícias da mais tradicional confeitaria curitibana-  CONFEITARIA DAS FAMÍLIAS – no calçadão da XV de Novembro. Experimente a clássica torta Martha Rocha e sua leve e única maria mole (que trago sempre pra São Paulo).

Massagem no Spa do Radisson Hotel Curitiba

A hospedagens são das mais variadas, mas eu amo ficar no RADISSON CURITIBA, um cinco estrelas que nos atende com toda elegância e alta qualidade que a categoria merece. Um exemplo de conforto, excelente localização e serviços excepcionais, tanto nos apartamentos como nos restaurantes. Ah o Spa deles, GAYA,  é alucinante e nunca deixo de marcar uma boa massagem, afinal, também sou filho de Deus e cuidar do corpo e do bem-estar faz parte das boas jornadas, seja no Brasil ou mundo afora.

Antes de ir embora sempre passo no Mercado Municipal da cidade que está recheado de peculiaridades especiais para serem degustadas no próprio local como para serem levadas para casa. Almoçar lá e saborear a Feijoada do AL ALMASOR torna-se obrigação.

Engordei nesse Garimpo, não é? Que nada! A cidade permite-nos caminhar muito e andar de bike pra todo lado, o que ajuda a manter a linha e conhecê-la em seu autêntico DNA.

Centro de Curitiba

Antes de ir embora, bato ponto num dos museus mais lindos do Brasil: OSCAR NIEMEYER, no Centro Cívico da cidade e com um acervo de ficar alucinado, além, claro, das exposições especiais que sempre estão por lá. Um mergulho no melhor de nossa cultura.

Dúvidas ainda sobre ir ou não ao destino?

Bora garimpar por lá?

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?