A quinze dias do início das competições, as equipes brasileiras não param de se destacar nas mais diversas modalidades.
Confira a seguir o ranking com as 10 principais apostas do Brasil para subir ao pódio em Tóquio, de acordo com o Termômetro Olímpico de 2021.
#1 Gabriel Medina no Surfe: o paulista de 27 anos se destaca a largas braçadas de seus oponentes, se mantendo estável em primeiro lugar. Vice-campeão mundial em 2019 e campeão em 2018, venceu duas e foi vice-campeão de três das seis etapas classificatórias.
#2 Pâmela Rosa no Skate: skatista estreante no primeiro ano da modalidade nos Jogos, a paulista de 21 anos é campeã mundial e também líder do ranking mundial. Ficou em quarto lugar no campeonato mundial realizado em Roma, na Itália, em junho desse ano.
#3 Equipe do Vôlei Masculino: atual campeã da Copa do Mundo (2019) e vice do campeonato mundial (2018). Foi também campeã na Liga das Nações contra a Polônia por 3 a 1, se mostrando favorita ao título em Tóquio.
#4 Beatriz Ferreira no Boxe: atual campeã mundial na categoria até 60kg, a baiana de 28 anos já conquistou duas medalhas de ouro no início do ano, na Alemanha e na Bulgária – onde derrotou a atual medalhista de bronze olímpica. Hoje, treina no Rio de Janeiro.
#5 Isaquias Queiroz na Canoagem: foi campeão mundial do C1 1000m e bronze no C2 1000m em 2019 com sua dupla Erlon Souza. Em maio desse ano, o baiano Isaquias de 27 anos levou também a prata no C1 1000m na Copa do Mundo na Hungria. Ao lado de Jacky Godmann, foi bronze no C2 1000m, e será essa sua dupla para os jogos em Tóquio.
#6 Martine Grael e Kahena Kunze na Vela: atuais campeãs olímpicas e medalha de prata no campeonato mundial de 2019, Martine, de 31 anos, e Kahena, de 30, venceram em abril, na Espanha, um importante torneio contra as melhores duplas do mundo.
#7 Ítalo Ferreira no Surfe: campeão mundial de surfe em 2019 e medalha de ouro no ISA Games (simulação do torneio olímpico), o potiguar de 27 anos é segundo no ranking para o pódio de 2021. Dentre as seis etapas do Circuito desse ano, levou um título e dois terceiros lugares.
#8 Rayssa Leal no Skate: uma das favoritas ao pódio, a maranhense de 13 anos de idade conquistou, no início de julho, o bronze no campeonato mundial em Roma, na Itália. Vice-líder do ranking ao pódio, foi prata no Dew Tour desse ano e no campeonato mundial de 2019.
#9 Bruno Fratus na Natação: vice-campeão mundial nos 50m livre em 2017 e 2019 e finalista nas duas últimas olímpiadas, o carioca de 32 anos conquistou dois ouros e uma prata no Circuito Mare Nostrum de natação, na Europa, e o título Sete Coli, torneio italiano.
#10 Ana Marcela Cunha na Maratona Aquática: quinta colocada na prova dos 10km em águas abertas no mundial de 2019, a baiana de 29 anos conquistou, em março, o título na etapa Doha do Circuito contra algumas das melhores do mundo. Na semana passada foi prata em um campeonato na Espanha, no qual chegou atrás somente da atual campeã olímpica, Sharon van Rouwendaal, da Holanda.
Fonte: Termômetro Olímpico