TUDO entrevista Almir Rodrigues, secretário de segurança de Cotia

*Publicidade

Nos últimos meses, moradores da região da Granja Viana ficaram assustados com a criminalidade. Assaltos à mão armada e sequestros relâmpagos formam a lista de ocorrências, sendo alguns endereços mais acometidos como a Estrada Walter Steurer, no km 21 da Raposo.

Enquanto moradores se unem para cobrar do poder público ações que visem o fim da violência urbana, a Guarda Civil de Cotia se mostra preparada para continuar no combate ao crime organizado. Se, de um lado, bandidos estão agindo, do outro, muitas ocorrências sofrem intervenções e são solucionadas.

Conversamos com o Secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, para esclarecer os últimos acontecimentos e saber o que será realizado para acabar com os crimes.

Almir, a que você atribui o aumento da criminalidade na região?

Primeiramente eu gostaria de agradecer a oportunidade. O crescimento dos índices criminais acontece em todo o país por diferentes motivos. É importante dizer que estamos em um momento econômico muito desafiador e o aumento da criminalidade é um reflexo do crescimento da fome e de pessoas em situação de pobreza.

Outra questão é a facilidade nas transações financeiras, como o PIX.

Além disso, nossa região acaba contando com muitas rotas de fuga; fazemos limite com 11 cidades da Grande São Paulo e temos como portal o Rodoanel, que liga a Raposo a muitas outras rodovias.

A falta de boletins de ocorrências também colaboram para que o Estado não dê a atenção necessária para a nossa região. O Governo do Estado vai nos atender com mais viaturas e policiais a partir do momento que tivermos uma mancha criminal bem estabelecida por meio dos boletins de ocorrência.

A Guarda Civil está preparada para combater o crime?

Altamente preparada. Para vocês terem ideia, nosso comandante Júlio César foi treinado pela S.W.A.T, nos Estados Unidos. Outros guardas também possuem treinamento internacional de táticas especiais. Nossa atuação é efetiva, constante e humanizada. Nossos Guardas tratam os moradores da cidade como vizinhos, porque são de fato. Procuramos estar próximos da população; orientamos e estamos sempre a postos. A regra é: recebeu um chamado, vamos atender.

Nosso tempo resposta hoje é de três minutos. No entanto, é importante as pessoas saberem que estamos numa cidade com 421 quilômetros quadrados e mais de 200 bairros.

Como funciona a estrutura da Guarda?

Nós temos um guarda para cada 600 habitantes, aproximadamente. Mas, temos que levar em conta a estrutura administrativa e os departamentos da Corregedoria e Tecnologia.

Falando em tecnologia, hoje contamos com o trabalho inteligente dos totens de segurança, que nos auxiliam em diferentes aspectos, além de respaldar a Polícia Civil em determinadas investigações. Nossas viaturas são rastreadas e conseguimos organizar de forma prática o atendimento às ocorrências.

O que a Secretaria de Segurança vai fazer para acabar com os crimes na região?

Estamos trabalhando. Estamos pensando estrategicamente, bairro a bairro, afinal, como dissemos aqui, são 250 mil habitantes espalhados em centenas de bairros.

O prefeito Rogério Franco autorizou e estamos nos trâmites finais para o concurso público, no qual mais guardas qualificados serão contratados. Eu costumo dizer que segurança pública se faz em conjunto com as outras forças policiais e a população. Participar das reuniões do Conseg, estar em contato com os vizinhos – Vizinhança Solidária – e, principalmente, estar prevenido. A prevenção, unida à segurança pública, é capaz de transformar esse cenário.

Os telefones da Guarda Civil de Cotia são:

4702-7430 – Secretaria de Segurança
4616-2835 / 153 – CECOM/Emergências

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?