O fenômeno das fake news (as famosas “notícias falsas”, em português) mudaram completamente a forma como consumimos informações na internet – hoje em dia, dá para desconfiar até do “oi” de um conhecido.
Em especial nas redes sociais, quem nunca recebeu uma notícia de procedência “duvidosa”? Essas informações costumam ser divulgadas a fim de confundir as pessoas sobre fatos e acontecimentos importantes.
Não importa o quão bem informado você seja, há sempre o risco de cair em um bait falso – e em meio a tantos acontecimentos históricos, como a pandemia, a atual guerra na Ucrânia e o ano eleitoral, não dá para bobear com informações duvidosas.
Por isso, a TUDO separou 3 dicas para você checar informações falsas na internet.
Como verificar se uma informação é falsa na internet
Quando você encontrar uma informação suspeita “bombástica” ou “exagerada” sobre qualquer assunto, existem algumas maneiras de checar se ela é, de fato, verdadeira.
1. Procure pela fonte e autoria da notícia
Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. Se você recebeu aquela notícia de um familiar ou amigo, vale também perguntar por onde aquela pessoa recebeu aquela informação – a resposta para essa pergunta não costuma ser boa.
Também vale jogar o título da notícia no Google, assim você pode ver se existem outros veículos falando sobre aquela informação.
2. Verifique a veracidade dos fatos
Os fatos precisam ser verificáveis. Então, procurar pelos fatos da informação no Google e verificar se diversas fontes dizem a mesma coisa sobre aquela informação, também é outra maneira de checar se uma notícia é verdadeira.
Fazer isso é mais simples do que você imagina: basta pesquisar pelas palavras chaves do título e fatos da notícia para verificar se essa informação é ou não verdadeira.
3. Desconfie até de imagens
Foi-se o tempo em que uma imagem valia mais que mil palavras. Hoje em dia, muitas vezes elas não valem nem a verdade.
Mas saiba que você pode checar a origem de uma imagem no Google! A ferramenta de pesquisa tem uma função de busca por imagem simples e prática de ser usada – acesse-a clicando aqui.
Para fazer isso é bem simples, você pode salvar uma imagem no seu computador ou celular e depois colocá-la na pesquisa do Google Imagens. Essa função também está disponível no aplicativo do Google para celular.
Assim, pesquisando por uma a imagem você pode ver todo seu histórico de uso na internet. Então, é muito importante sempre investigar.
Fonte: CanalTech