ENEM: saiba como usar a nota para estudar em universidades estrangeiras

ENEM chegando e estudantes de todo o Brasil se prepararam durante todo o ano para alcançarem as melhores notas na avaliação. A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada.

Só em Portugal, quase 50 instituições aceitam a nota do exame para selecionar candidatos brasileiros.A Universidade de Coimbra (UC) foi a primeira a aceitar o ENEM. Um acordo feito em 2020 ampliou o número de universidades portuguesas que aceitam a nota do nosso exame de ensino médio.

Em Coimbra, as notas do exame têm pesos diferentes para cada curso. Veja no link a lista completa de universidades portuguesas que aceitam o ENEM: http://portal.inep.gov.br/enem/enem-portugal

Embora as parcerias formais do Ministério da Educação só sejam firmadas com Portugal, outros países (como Inglaterra, França, Irlanda e Canadá) também consideram a nota do ENEM para o ingresso em um curso de graduação.

No Reino Unido, a nota do ENEM é exigida para ingresso nas universidades de Oxford, Kingston e Bristol. Nas instituições britânicas, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares.

Já na França, apesar de algumas universidades francesas também aceitarem o ENEM, o acesso de brasileiros por meio do exame é um pouco mais complexo. Isso porque as instituições costumam exigir que os candidatos tenham sido aprovados antes, no Brasil, em cursos semelhantes àqueles para os quais estão aplicando no país europeu.

Nos Estados Unidos, a New York University recentemente optou por aceitar a nota do ENEM para todos os cursos de graduação, em substituição às provas padronizadas tradicionais (SAT ou ACT). No Canadá, a Universidade de Toronto (uma das melhores do país) exige que o candidato apresente sua nota do ENEM junto ao seu diploma do ensino médio. A pontuação do candidato na prova também contará pontos na sua candidatura.

Fonte: https://www.estudarfora.org.br/

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?