Para quem trabalha com educação básica no Brasil, há algum tempo tem escutado uma nova expressão: educação bilíngue. A educação abre suas portas para um novo discurso que nos leva a crer que a escola bilíngue oferece as oportunidades necessárias para formar seres humanos hábeis o suficiente para enfrentar as demandas do mundo contemporâneo.
A verdade é que, diferente de alguns anos atrás, muitos profissionais da educação têm defendido que o bilinguismo traz inúmeros benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos, inclusive na primeira infância.
No entanto, uma boa parte de neurocientistas, pedagogos, educadores e pesquisadores considera negativo esse começo precoce.
De acordo com a pedagoga, mestre em Linguagem e Educação e especialista em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Selma Moura, em entrevista concedida sobre o assunto, o ser humano nasce com potencial para aprender qualquer língua e, dependendo do contexto em que se insere, pode tornar-se bilíngue desde muito cedo. Dados indicam que mais da metade da população mundial é bilíngue, então o bilinguismo, ao invés de ser a exceção, é a regra na maior parte do mundo.
O medo de expor as crianças pequenas a uma segunda língua geralmente está associado à dificuldade que alguns adultos tiveram em seu próprio percurso de aprendizagem de línguas. Segundo e pedagoga, o mais importante é que as oportunidades de aprendizagem sejam construídas de acordo com o perfil do aprendiz, seja qual for sua idade, respeitando suas necessidades e interesses.
Até os seis anos de idade, por exemplo, o ensino de línguas, bem como o de qualquer outra área de conhecimento, deve ser prazeroso, significativo e desafiador, respeitando a individualidade de cada criança. Não deve haver o peso da obrigação, pois isso é o que poderia gerar bloqueios no aprendizado.
Educação bilingue x aulas de inglês
Alguns colégios ministram aulas de inglês. As escolas bilíngues, por exemplo, possuem aulas de outras matérias em inglês e, com isso, as expectativas de aprendizagem dessas aulas se relacionam com fenômenos científicos e com a construção de um repertório linguístico que permita ao aluno discorrer em inglês sobre o objeto de aprendizagem.
As duas línguas são amplamente exploradas.
A educação bilingue dá aos alunos a oportunidade de se comunicar com um número muito maior de pessoas e, assim, ter sua voz e visão visibilizadas. Pode contribuir com a empregabilidade e com a colocação profissional ou acadêmica em outros países. O bilinguismo é, comprovadamente, uma das habilidades essenciais aos cidadãos do século 21.