Sesc 24 de maio recebe exposição sobre a embuense Raquel Trindade

O Sesc 24 de Maio recebe, a partir de outubro, a exposição Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda, em formato de ocupação, com trabalhos de artistas contemporâneas inspiradas pela cultura afro-brasileira de Raquel Trindade. Dentre as artistas estão Aline Bispo, Nensurreal e outras, todas mulheres negras.

A Ocupação Olhares Inspirados estimula reflexões acerca das artes da dança, teatro, música e pinturas, propondo criações singulares para as novas gerações de mulheres artistas. A abertura presencial será dia 15 de outubro, mediante agendamento prévio no site.

Sobre a artista

Raquel Trindade de Souza foi escritora, coreógrafa, artista plástica, carnavalesca, ativista contra o racismo e defensora do teatro e cultura popular afro-brasileira. Filha da coreógrafa e terapeuta Maria Margarida Trindade e do escritor Solano Trindade, estabeleceu-se com a família em Embu das Artes, na região metropolitana de SP.

Em 1975 fundou o Teatro Popular Solano Trindade, tornando-se um local de referência para a cultura afro-brasileira. Conhecida como Rainha Kambinda, foi criadora da Nação Kambinda de Maracatu, oferecendo oficinas de dança e ritmos populares afro-brasileiros Considerada uma guardiã do conhecimento e da cultura dos povos afro-brasileiros, faleceu em 2018, aos 81 anos.

Serviço

Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda
Local: Sesc 24 de Maio – 5º andar – Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo. 350 metros do metrô República;
Funcionamento: de 15/10/2021 a 12/12/2021;
Agendamento de visitas: consulte horários e adquira seu ingresso no portal;
Classificação indicativa: Livre;
Gratuito.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?