A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, oferece entrada gratuita para quase todas as exposições em cartaz no momento, como José Damasceno: moto-contínuo, Uma Obra, Enciclopédia Negra e livre acesso ao Acervo particular da Pinacoteca. A exceção fica por conta mostra OSGEMEOS: Segredos, que ainda exige compra de ingressos. É uma ótima oportunidade para que as pessoas possam visitar o museu e até mesmo tomar um café em frente ao Jardim da Luz em julho, mês das férias escolares.
É importante frisar que, mesmo com as entradas gratuitas, todos os ingressos precisam ser reservados online no site da Pinacoteca. Todas as sextas novos tickets são colocados no site do museu para semana subsequente, o que significa que se o visitante ainda não conseguiu, pode tentar a cada nova sexta-feira. A bilheteria física permanece fechada devido à pandemia.
Os ingressos para a mostra OSGEMEOS: Segredos, por outro lado, são bem concorridos, o que exige planejamento com um pouco mais de antecedência, mas 3 espaços da exposição são abertos para qualquer visitante do Prédio Luz: um dos pátios, o hall principal e o octógono. A obra Gigante, um boneca inflável de quase 17 metros, pode ser vista em um dos espaços. A restrição resta para a entrada nas sete salas da mostra em que é necessário apresentar o ticket da exposição.
O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços do museu. Os dois prédios, Pina Luz e Pina Estação, funcionam de quarta a segunda, das 10h às 18h.
O que fazer na Pinacoteca
- Programação Online
Para quem quer aproveitar o museu de casa, o Núcleo de Ação Educativa (NAE) preparou uma série de programas que conectam as artes da Pina com o público de forma online. Através do site ou no canal do YouTube do museu, vídeos do PinaFamília digital sugerem a realização de diversas atividades lúdicas relacionadas às obras do acervo.
Além disso, no podcast “Ouvir pra ver“, a equipe do educativo apresenta a áudio-descrição de peças da exposição Pinacoteca: Acervo. O objetivo é torná-las mais acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para conferir, basta acessar o Spotify ou o SoundCloud da Pina.
As exposições na Pina Luz:
- Acervo Gratuito
A nova apresentação da coleção da Pinacoteca foi inaugurada recentemente e ocupa 19 salas divididas entre o primeiro e o segundo andar do edifício Pina Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas. A reformulação se baseia em narrativas mais diversas e inclusivas. A instituição opta por substituir a narrativa linear e cronológica em favor de um olhar mais crítico, que provoca o acervo a reverberar questões mais contemporâneas.
Período de duração: permanente;
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 18h;
Ingressos: gratuitos, mediante reserva exclusiva no site.
Endereço: Pina Luz: Praça da Luz 2 – São Paulo, SP
- OSGEMEOS: Segredos
Até 09 de agosto, a Pinacoteca de São Paulo continua com OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra, apresentada pelo Bradesco, conta com mais de 1000 itens desse rico imaginário e segue sendo sucesso de público e crítica. O tour virtual também está disponível neste link.
Período: até 09 de agosto de 2021;
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 18h;
Ingressos: R$ 25,00 a inteira e R$ 12,50 a meia-entrada, que exige comprovação, apenas pelo site.
Endereço: Edifício Pina Luz: Praça da Luz 2 – São Paulo, SP
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento, mas devem reservar os ingressos no site e comprovar a idade ao chegar no museu. Aos sábados, a entrada da Pina também permanece gratuita para todos, mas é preciso reservar pela internet.
- Enciclopédia Negra
A exposição Enciclopédia Negra torna pública, pela primeira vez, as 103 obras realizadas por artistas contemporâneos para um livro homônimo de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. A mostra é um desdobramento da publicação e também se conecta com a nova apresentação da coleção do museu que se apoia em questionamentos contemporâneos e reverbera narrativas mais inclusivas e diversas.
Período: até 08 de novembro de 2021;
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 18h;
Ingressos: gratuitos, com reserva exclusiva pelo site;
Endereço: Edifício Pina Luz: Praça da Luz 2 – São Paulo, SP.
- Uma obra
Uma Obra foi inteiramente concebida a partir de uma única peça do acervo: a escultura Faceira, de Rodolfo Bernardelli, criada em 1880 e cuja fundição em bronze passou a integrar a coleção da Pinacoteca em 1998. Por se tratar de uma mostra educativa e que expõe a variedade de concepções, análises e interpretações sobre a peça, o visitante contará com conteúdos acessíveis via QR CODE, como recursos de acessibilidade ao público surdo e com deficiência visual e 3 playlists musicais que permitem outras formas de fruição da obra, em diálogo com a música. Exposição do Núcleo de Ação Educativa.
Período: até 16 de maio de 2022;
Horário: de quarta à segunda, das 10h às 18h;
Ingressos: gratuitos, com reserva exclusiva pelo site;
Endereço: Edifício Pina Luz: Praça da Luz 2 – São Paulo, SP.
As exposições na Pina Estação:
- José Damasceno: moto-contínuo
A mostra José Damasceno: moto-contínuo é a primeira a reunir um número representativo de obras da carreira do artista desde o início até aqui, com peças realizadas entre 1989 e 2021. Damasceno é um dos artistas brasileiros com maior inserção no circuito internacional de arte contemporânea, reconhecido pelas múltiplas linguagens com que opera, pela escala agigantada das peças, além do caráter reflexivo de seus trabalhos.
Período: até 30 de agosto de 2021;
Horários: de quarta à segunda, das 10h às 18h;
Ingressos: gratuitos, com reserva exclusiva pelo site;
Endereço: Pina Estação: 2° andar Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia.