No dia 18 de julho, o mundo celebra o Dia Internacional Nelson Mandela, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer a incansável luta de Mandela pela paz e liberdade global.
Nelson Mandela, que faleceu em 2013 aos 95 anos, é uma das figuras mais respeitadas do século 20, sendo o primeiro presidente negro da África do Sul e um dos maiores líderes contra o apartheid. Sua dedicação ao fim da segregação racial e sua liderança na reconciliação do país o renderam o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Conhecido pelo apelido “Madiba”, o líder é lembrado mundialmente como o “Pai da Pátria” sul-africana.
Em celebração a esse legado, o Centro Cultural São Paulo (CCSP)está promovendo a exposição “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação”, uma mostra gratuita composta por 50 painéis fotográficos trazidos ao Brasil pelo Instituto Brasil África (IBRAF), em parceria com a Nelson Mandela Foundation, da África do Sul.
A exposição, que vai até o dia 30 de agosto, revela aspectos menos conhecidos da vida de Mandela, como sua fuga de um casamento arranjado e sua juventude como corredor e boxeador. Entre os destaques da mostra estão fotos de Mandela como líder rebelde na luta contra o apartheid, prisioneiro político durante 27 anos, e mobilizador internacional.
Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o debate sobre a relevância histórica de Mandela e fortalecer a educação sobre as culturas afro-brasileira e africana, um tema ainda pouco explorado no currículo escolar. O evento é uma parceria entre o IBRAF, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e outras entidades locais, reforçando a importância de espaços para reflexão sobre temas relacionados ao racismo e à igualdade racial.
Serviço:
- Exposição: Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação
- Onde: Centro Cultural São Paulo, r. Vergueiro, 1000, Liberdade
- Classificação indicativa: Livre
- Quando: Até 30 de agosto, de ter. a sex., das 10h às 20h; sáb. e dom., das 10h às 18h
- Preço: Grátis
- Sem necessidade de retirada de ingressos