Terrorismo Nutricional: O mito da dieta perfeita!

Manchetes precisam ser chamativas, isso é fato! Contudo, frequentemente, vemos algumas delas um tanto tendenciosas e exageradas, mas, recentemente, li algo que me chamou atenção:

“Salmão do sushi é tão tranqueira quanto salsicha e biscoito recheado”

O artigo foi retirado do UOL/Folha de São Paulo e alerta para o consumo do salmão de cativeiro, uma opção não saudável por ser um peixe criado a base de ração de soja, diferente do salmão selvagem original do Alasca.

Ok, sabemos que um salmão selvagem seria melhor do que um de cativeiro, da mesma forma que uma carne bovina orgânica de um animal criado no pasto seria melhor que um criado a base de ração, o mesmo exemplo se aplica aos ovos caipiras de galinhas criadas soltas, ou ainda vegetais orgânicos sem uso de agrotóxicos. O ponto é: na impossibilidade de conseguir tais opções, consuma a versão comum mesmo! Lembre-se: o ótimo não pode ser inimigo do bom!

Agora, dizer que consumir salmão de cativeiro é o mesmo que consumir biscoito recheado? Oras! Então na próxima vez que eu for ao mercado, Trakinas e Óreo que me aguardem, pois biscoito recheado é gostoso e muito mais barato que salmão!

Ainda segundo a matéria, os criadores do guia alimentar brasileiro de 2014 cogitaram colocar o salmão e outras carnes de animais criados, na mesma categoria de alimentos ultra processados e que só não o fizeram porque isso poderia gerar confusão entre a população (eles ainda tinham alguma dúvida disso)?

Fazer dieta não é fácil, sobretudo quando criamos regras demais, essa elitização/gourmetização da dieta perfeita só serve para nos desestimular e por fim nos fazer desistir. Cuidado com isso!

Denis Zanotto
CRN 55670
@denis_zanotto

Veja alguns mitos e verdades da alimentação:

É melhor comer frutas com casca:

Verdade! Vale a pena comer as frutas com a casca, quando isso for possível, porque elas são uma ótima fonte de fibras. Mas atenção: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais à saúde.

Dormir bem emagrece

Verdade! Embora o ato de dormir não tenha relação direta com o emagrecimento, aqui vai uma dica valiosa de verdade: Uma boa noite de sono equilibra uma série de processos químicos em nosso corpo, entre eles a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando o corpo consome açúcar, então, se a noite for mal dormida, o corpo tende a compensar a falta de serotonina consumindo açúcar no dia seguinte.

Quem perde peso rápido, ganha peso rápido

Mito! Estudos mostram que a chance de recuperar o peso em longo prazo é semelhante tanto para quem perde peso rápido, como para quem perde peso lentamente. Quem emagrece fazendo dieta ou faz a cirurgia de redução de estômago, acredita que o problema do sobrepeso já foi resolvido, e, por isso, relaxa nos cuidados.

Entretanto, a perda de massa corporal funciona como um alerta para o corpo, que a encara como uma situação de risco, e, para se defender, luta para recuperar o peso perdido. Muitas vezes, a pessoa volta a ganhar peso com a mesma velocidade que perdeu e isso gera o que conhecemos como “efeito sanfona“.

Colaborou com essa matéria:

Denis Zanotto

CRN 55670

https://www.instagram.com/denis_zanotto/

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?