Hoje é um esporte olímpico que tem trazido medalhas para o Brasil, mas, pra quem não sabe, o skate já foi visto com preconceito a ponto de ser proibido na maior cidade do país. Em decreto do dia 24 de junho de 1988, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu a circulação de skatistas na cidade.
Durante as eleições daquele ano, a candidata Luiza Erundina, aproximou-se dos skatistas e prometeu revogar a proibição. A promessa foi cumprida em 1989, quando ela assumiu o cargo.
A prática desse esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente. Antes visto somente como uma atividade para adolescentes, o skate hoje conquista cada vez mais adeptos e conta com grande número de competições a nível mundial.
Benefícios de andar de skate
Veja os principais benefícios de andar de skate:
Fortalece as articulações
O esforço feito pelos membros inferiores durante a atividade promove o fortalecimento das articulações, especialmente as do tornozelo e do joelho. Previne o desenvolvimento de doenças decorrentes do envelhecimento, como a artrose.
Ajuda a tonificar os músculos
Andar de skate é ótimo para definir os músculos das pernas e dos glúteos. Tudo por conta do impulso necessário para se movimentar e também do esforço feito para manter o equilíbrio durante as manobras.
Melhora a saúde cardiovascular
Durante a prática do esporte o corpo é exercitado e necessita de mais oxigênio. A cada respiração é inspirada a quantidade máxima de ar e o coração é capaz de bombear mais sangue a cada batida.
Te deixa bem calminnnnn…
O skate pode ser praticado nas ruas, em parques e em pistas específicas para o esporte; essa variedade é um dos motivos que tornam a atividade muito divertida e prazerosa. A sensação de bem estar e a melhora do humor é sempre boa.
Queima altas calorias
A atividade é capaz de queimar até 500 calorias; para potencializar esse efeito pratique o esporte todos os dias e mantenha uma dieta saudável.
Melhora concentração
A mente também é beneficiada com a prática desse esporte; a falta de atenção pode resultar em manobras mal executadas e tombos. A concentração é trabalhada o tempo todo durante o exercício e passa a ser aplicada nas demais atividades do dia a dia de forma automática.
Modalidades do esporte
Street: É o tradicional skate de rua. Os praticantes realizam manobras em diversas áreas urbanas: nas ruas, praças e parques.
Freestyle: Todas as manobras são realizadas em contato com o chão, normalmente incluem giros e pequenos saltos.
Slalon: É feito em superfícies planas, o objetivo é andar em alta velocidade e fazendo zigue-zague durante todo o percurso.
Big Air: São manobras seguidas, feitas após descer uma rampa alta.
Dowhill: consiste em percorrer um circuito longo e composto só por descidas em alta velocidade.
Nós batemos um papo com o skatista profissional, morador de Cotia, William Damascena

Há mais de 20 anos Willian Damascena escolheu o skate como estilo de vida. Natural de São Paulo e morador de Cotia há 32 anos, leva o nome da nossa cidade para o mundo afora. “Foi em Cotia que tudo começou. Eu andava no bairro Nakamura Park e logo fomos parar no Jardim dos Ipês, na rua dos skatistas (Rua Manaus)”.
Ele conta que em frente a Prefeitura de Cotia foi o “pico clássico” dos skatistas da cidade. “A gente chamava lá de “prefa” e a galera se reunia lá depois do trabalho ou da escola; era iluminado e seguro”.
E quando o skate brasileiro achou que o esporte estava em decadência, surge uma garota de 13 anos para mudar essa realidade. Além de fazer história na modalidade, ela foi a brasileira mais jovem da história a subir em um pódio olímpico.
“A Raíssa Leal está sendo muito importante principalmente para o skate brasileiro; ela acabou melhorando e fomentando o mercado nacional que estava estagnado. Muitas marcas conseguiram voltar e se reerguer”, conta Damascena.

Apesar de tudo ter começado em asfalto cotidiano, foi na cidade vizinha que William encontrou a primeira grande oportunidade da vida.
“A cidade que me abriu as portas para ir pra fora do Brasil foi Embu das Artes, através de um projeto. “Fui pra Argentina e vi a importância de aprender outra língua”.
O skate já levou Damascena para países como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França e Suécia. Em 2012, passou para categoria profissional – até então ele era considerado skatista amador – e hoje já possui produtos assinados com o seu nome.
William participou de diversos campeonatos pelo mundo ao lado de grandes nomes do skate.
E nosso entrevistado deixa um recadinho pra quem quer se tornar um skatista profissional: “A base principal é andar de skate pra se divertir; ande descontraído, sem pressão, que tudo flui naturalmente”, e completa: “Quero ver outras e outros skatistas em Cotia sendo profissionais”.
Saiba mais sobre skate pela Granja e região
Entrevistado: William Damascena
@damascena01
Rock Skate Park
Rua José Felix de Oliveira, 928
Insta: rock_skatepark
WhatsApp: 97659 6622
Associação de Skatistas da Granja Viana
@associacaoskategv
Rampa do Parque São George
Onde: “Meião” – Av. Marginal – Km 25 da Raposo