Setembro Amarelo: PUCPR promove evento online e gratuito sobre saúde mental

Setembro é marcado pela prevenção ao suicídio, que todos os anos tira a vida de aproximadamente 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a temática da saúde mental, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza, durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida, com encontros online e gratuitos.

A programação é aberta a estudantes, professores e colaboradores da Universidade, além da comunidade externa, a fim de gerar maior visibilidade para o assunto.

Psicólogo e professor da PUCPR, Saulo Geber afirma que a pauta da saúde mental deve ser priorizada durante todo o ano, mas em um momento de pandemia, quando todos estão mais fragilizados, ela ganha ainda mais importância.

“O tema do suicídio ficou ainda mais sensível desde o surgimento da Covid-19, pois vivemos momentos de perdas físicas, sociais e financeiras”, diz o psicólogo.

A campanha terá início com o II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida, marcado para os dias 10 de setembro, às 17h, e 11 de setembro, às 09h. O evento vai reunir especialistas de diferentes áreas da saúde e será transmitido pelo canal oficial da PUCPR no Youtube . Haverá certificado de participação para os presentes.

Para a psicóloga Beatriz Vaz, uma das organizadoras da campanha, criar um ambiente para discussões sobre saúde mental é de extrema relevância. “Na PUCPR, o Setembro Amarelo tem sido tratado por duas perspectivas principais: a primeira parte do reconhecimento de pessoas que vivem situações de sofrimento psíquico, demandando momentos e espaços de acolhimento, cuidado e intervenção; já a segunda perspectiva identifica a importância de tratarmos o tema em uma visão positiva de vida”, conta.

Nesse cenário, a busca de laços saudáveis com a vida, com relações de troca e harmonia, é essencial para uma rotina mais feliz e com qualidade.

Ações durante todo o ano

Mas não é somente durante o mês de setembro que a PUCPR promove espaços para debates sobre saúde mental e emocional. Trata-se de um movimento que ocorre durante todo o ano na Universidade.
“Esses temas são abordados por meio de ações de acolhimento, oficinas, rodas de conversa, capacitações e encaminhamentos para redes externas de cuidado e atenção à saúde. As ações são destinadas aos nossos estudantes, professores, colaboradores e público externo”, comenta a psicopedagoga Ana Michelotto, que atua no setor de apoio aos estudantes da PUCPR.
Para acessar a programação e se inscrever no II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida, acesse o site.

Serviço

II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida – PUCPR
Data: 10 de setembro, às 17h, e 11 de setembro, às 09h;
Evento aberto e gratuito
Inscrições e mais informações no site.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?