Psoríase: saiba tudo sobre a doença autoimune que afeta milhões de pessoas, inclusive famosas

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, coberta por escamas esbranquiçadas. Essas escamas podem coçar, doer e, por vezes, queimar, deixando algumas marcas na pele. Presente na vida de mais de 2 milhões de brasileiros, a Revista TUDO conversou com a dermatologista Claudia Chaim (CRM 116774), da Granja Viana, para esclarecer algumas dúvidas sobre a doença.

Existe alguma forma de prevenir ou evitar a psoríase, quando já se sabe que tem predisposição?

“Alguns fatores externos podem desencadear ou piorar a psoríase, como o estresse, infecções, consumo de álcool [exagerado], alguns medicamentos e obesidade. Desta maneira, o estilo de vida mais saudável pode ajudar na diminuição da progressão ou melhora da psoríase”, afirma a profissional.

Quais são as principais formas de tratamento?

“Cada paciente deve ser tratado de forma individualizada. Os tratamentos disponíveis são os medicamentos tópicos, através de cremes específicos, orais, com os imunossupressores ou medicamentos biológicos e fototerapia, na qual a pele é exposta a irradiação ultravioleta, aplicação que é feita em clínicas de fototerapia. Esses tratamentos podem ser associados de acordo com cada caso. A hidratação da pele também é muito importante!”

Um dos resultados da psoríase no couro cabeludo (foto: reprodução)

Quais os principais cuidados que uma pessoa com psoríase deve ter?

“O paciente deve levar uma vida saudável, controlar o peso e praticar atividade física regularmente. Atentar-se para os sinais de surgimento da doença e procurar o dermatologista nos primeiros sintomas. Evitar traumatismos na pele, principalmente em regiões como joelhos, cotovelos e tornozelos, pois essas são bastante propensas ao surgimento da psoríase.”

Apesar de afetar milhões de pessoas, a psoríase ainda não é muito conhecida, podendo causar estranhamento naqueles que não estão muito familiarizados com os sintomas. Esse estranhamento, por sua vez, pode afetar de maneira muito negativa a vida de quem tem de lidar com a doença – o que pode agravar ainda mais o seu quadro.

“A psoríase pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima do paciente, o que pode piorar o quadro. Assim, o acompanhamento psicológico pode ser indicado e muito importante para o controle das lesões”, frisa a dermatologista.

Disseminando informação

A cantora e modelo Kelly Key se tornou uma das porta-vozes na luta pela conscientização sobre a psoríase no Brasil. Ela chegou a gravar uma mensagem de apoio aos pacientes e familiares dentro de campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A campanha, que alcançou repercussão nas redes sociais, traz informações sobre a psoríase e orienta a população a respeito da importância do diagnóstico e do tratamento precoces. A iniciativa também explica como ter acesso a medicamentos em serviços de saúde públicos e privados.

Assista à campanha aqui:

“Existe uma doença chamada psoríase, que ataca nossa pele e afeta a nossa autoestima. Sei disso por experiência própria. Mas tenho boas notícias: apesar de não ter cura, a psoríase tem tratamento e pode ser controlada”, avisa a artista na mensagem.

Sobre a sua experiência com a psoríase, Kelly Key conta: “manipulamos um tratamento, mas que não deu tanto resultado após um mês. Então, minha médica entrou com um imunossupressor. As lesões tomaram mais de 50% da minha pele: pernas, costas, cotovelos”.

Agora, as lesões já estão cicatrizadas, mas deixaram manchas brancas pelo corpo, que devem desaparecer ao longo do tempo.

“Não sofri preconceito, mas já ouvi relatos de quem passou por situações ruins por causa disso. É muito desagradável termos uma cabeça descamando, que arde e dói, porque essa doença machuca”, complementou ela.

Kim Kardashian mostrando algumas das manchas causadas pela psoríase (foto: reprodução/Instagram)

Além de Kelly Key, outras personalidades como Kim Kardashian, Cara Delevigne, Kris Jenner e Cindy Lauper também falam abertamente sobre a psoríase, mostrando que é uma doença como outra qualquer – perigosa, mas que com as informações adequadas e o tratamento certo pode facilmente ser contida.

A modelo Cara Delevigne na passarela (foto: divulgação)

A Dra. Claudia Chaim atende na Clínica Le Dermique, no The Square Open Mall da Granja Viana. Para agendar uma consulta, ligue: (11) 4612-2025.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?