A Revista TUDO convidou a Dra. Andréa Santucci, médica oftalmologista da Granja Viana, para nos orientar sobre esse assunto.
Acredita-se que a incidência de pessoas míopes chegue a 50% da população mundial em 2050, algo em torno de 5 bilhões de pessoas. Essa rápida evolução se apoia em fatores ambientais de forma determinante, em especial ao uso excessivo das telas (celulares, tablets, etc) e a diminuição de tempo exposto ao ar livre.
Atualmente, a miopia é considerada um problema de saúde pública. Ela ocorre quando a imagem de um objeto distante é formada anteriormente a retina, o que em regra deveria ocorrer na própria retina. Como resultando desta alteração, a imagem a longa distancia torna-se embaçada, o que exige tratamento, em todas as idades e em todos os graus.
A doença pode desencadear o descolamento da retina, doenças na mácula e até cegueira nos casos mais graves.
Prevenção e tratamento:
Recomenda-se que as crianças em risco de desenvolver miopia (com histórico familiar e/ou com exposição excessiva as telas) permaneçam ao ar livre (iluminação natural) ao menos 2 horas por dia. Estudos indicam um mecanismo com efeito protetor de ativação de dopamina retiniana em ambientes mais iluminados, o qual impede o crescimento anômalo dos olhos e, consequentemente, o desenvolvimento da miopia.
A Sociedade Brasileira de Pediatria ( www.spsp.org.br) orienta limitar o tempo de telas para as crianças, respeitando o seguinte período:
– 1 hora por dia para crianças entre 2 a 5 anos;
– de 1 a 2 horas por dia para crianças entre 06 a 10 anos;
– de 2 a 3 horas por dia para adolescentes entre 11 e 18 anos.
Estão em desenvolvimento óculos especiais e lentes de contato que podem alterar o crescimento do olho, concentrando-se a luz de imagens distantes em todo o campo visual ao invés de imagens no centro de visão (como são feitas hoje).
Outra novidade tem sido o uso do colírio a base de atropina; estudos sinalizam que este medicamento pode ajudar a estabilizar as evoluções dos quadros mais severos de miopia.
Consulte regularmente um oftalmologista de sua confiança.
Por Dra. Andrea Santucci
Doutores da Granja – Tel.: 4702-0626
@oftalmologiagranjaviana
Fotografia: @lu_andrade_fotos