Diminuição da fome e do peso! Parece um sonho para quem não aceita o corpo que tem, mas é assim que este medicamento para controle da Diabetes Tipo 2 se tornou a febre do momento.
O que geral está desconsiderando é que Ozempic para emagrecer pode causar efeitos colaterais e danos ao organismo. Entre os efeitos adversos do uso do remédio estão: náusea, vômito, diarreia, entre outros problemas gastrointestinais. Poderá ocorrer o risco do aumento da incidência de pancreatite, mas com menos frequência.
O primeiro ponto importante a saber é a sua formulação: o Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida, que é uma forma sintética do hormônio GLP-1 — responsável pela saciedade, ou seja, pela plena satisfação do apetite. Ao imitar o hormônio no organismo, ele estimula a produção da insulina e ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue.
Durante esse processo, o princípio ativo do Ozempic gera um pequeno atraso no esvaziamento gástrico. Isso quer dizer que a comida demora mais para sair do estômago e, consequentemente, a pessoa tem uma redução no apetite, come menos e tende a emagrecer.
Por esse motivo, mesmo sendo aprovado aqui no Brasil pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2 na dosagem de 1 mg por semana, o medicamento passou a ser procurado para perda de peso.
Em 2023 a Anvisa aprovou o medicamento para tratamento de obesidade e sobrepeso, portanto usar simplesmente para emagrecer alguns quilinhos seria um uso “off-label”, ou seja, utilizar de um jeito diferente do que realmente foi aprovado!
A popularidade do medicamento chegou a causar uma escassez do remédio nos Estados Unidos e no Brasil não é diferente. Outro remédio com o mesmo princípio ativo está disponível para o controle do diabetes e se popularizou por também apresentar resultados no controle da obesidade.
O Wegovy, disponibilizado recentemente no mercado brasileiro, é também fabricado a partir da semaglutida, substância que atua como um agonista do hormônio GLP-1 (glucagon-like peptide-1), que ajuda a regular o apetite e a glicose no sangue. O hormônio tem um papel importante na regulação do metabolismo e na manutenção dos níveis de glicose no sangue, incluindo a atuação em áreas do cérebro envolvidas na regulação do apetite e da saciedade.
O Wegovy, assim como o Ozempic, também é fabricado pelo laboratório Novo Nordisk. No entanto, o Wegovy é especificamente formulado e aprovado para a gestão do peso. É aprovado para o tratamento da obesidade em adultos e adolescentes com 12 anos ou mais que tenham um índice de massa corporal (IMC) elevado. Wegovy também pode ser usado em pessoas com sobrepeso que têm pelo menos uma condição relacionada ao peso, como hipertensão ou diabetes tipo 2.
Curiosidade sobre o Ozempic
Algumas pessoas têm muita dificuldade de fazer atividade física quando estão usando o Ozempic, porque têm falta de disposição e de energia. Esse sedentarismo somado à baixa ingestão de proteínas leva a perda proporcionalmente maior de massa magra, o que leva a um aspecto maior de flacidez.
Rosto de Ozempic – MITO
O medicamento não deixa o rosto caído. Quando uma pessoa emagrece, ela perde gordura em todo o corpo, inclusive na face e no bumbum. Essa perda ocorre com ou sem medicamento. No caso do uso do Ozempic, nada ocorre de diferente: o rosto e o bumbum da pessoa não ficarão mais ou menos “caídos” devido à utilização do remédio.
Vale ressaltar que a automedicação é altamente desaconselhada uma vez que esse tipo de medicação atua em vários órgãos do corpo, como cérebro, estômago, fígado e pâncreas. É fundamental que todo tratamento para obesidade seja acompanhado por um médico.