Você já deve ter ouvido falar – ou visto – atletas utilizando aquelas fitas adesivas pelo corpo e ter se perguntado qual a função delas. A Bella Vita Care estética vai te contar como funciona esse tratamento inovador e que pode ser utilizado em diversas áreas.
Esse tratamento pode ser chamado de diferentes nomes: Taping, Kinesio Taping, Kinesio Tape, Bandagem Elástica Funcional ou Bandagem Elástica Neuromuscular. É uma fita adesiva com propriedades elásticas, podendo esticar 140% o seu tamanho, feito de cola sem látex, resistente a água e sem medicamento em sua composição.
O taping é uma fita elástica sem princípios ativos e pode ser usada por tempo indeterminado, apenas sendo necessário realizar a troca a cada sete dias. De acordo com a posição que é aplicada, ele melhora inchaço, cicatriz, lesões musculares, dores musculares e até mesmo fibrose pós cirúrgica. Essa terapia só pode ser aplicada por profissionais capacitados, como fisioterapeutas e enfermeiros.
O objetivo inicial da fita adesiva era ajudar na função muscular sem limitar o movimento e, com o passar dos anos, foram descobrindo inúmeras funções para ela. E uma delas bem interessante é a de auxílio a drenagem linfática.
Segue algumas indicações.
Indicações da KT:
- Diminuição da dor e sensação de desconforto;
- Cólica menstrual;
- Auxilia a drenagem linfática;
- Aumenta a estabilidade em locais com lesões ou dores;
- Promoção de suporte durante a contração muscular;
- Diminuição da congestão do fluxo linfático, assim como extravasamentos sanguíneos subcutâneos;
- Ajuda na correção dos desvios articulares;
- Diminui hematomas;
- Melhora cicatriz alargada;
Acima, relatamos diversos meios de utilizar o Tape; o que o faz ser tão eficaz é a maneira correta de fixar; tudo isso porque ele envia um comando para o cérebro que faz uma correção no local que está instalado.
No caso de suporte às articulações, tendões e ligamentos, promove estabilidade e amplitude aos movimentos por meio da pressão exercida na instalação.
Quando instaladas como auxílio à drenagem linfática, eles são aplicados no mesmo sentido que o sistema linfático corre pelo corpo, auxiliando assim o funcionamento dos ductos e diminuindo os edemas. Isso faz com que edemas decorrentes de processo cirúrgico sejam reduzidos.
Também tem um efeito psicológico no pós-operatório, dando mais estabilidade e conforto após a sua instalação.
É necessário que o local onde a fita for aplicada esteja limpo e a limpeza tenha sido realizada com álcool. É necessário cortar a fita de acordo com o tamanho necessário, sendo que todos devem ter bordas arredondadas. É de extrema importância levar em consideração o tensionamento que será aplicado a fita. Os cortes podem ser realizados em:
- “Leque” – ideal para drenagem de edemas e hematomas;
- “Y” – estímulo em uma área maior e/ou mais ampla;
- “I” – estímulo para determinada área;
- “X” – estabiliza articulações e/ou reorganização postural.