Eles são importantes; eles são essenciais

Remédios naturais.
Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados extraídos de plantas e, em tempos de terapias alternativas, aparecem com frequência no meio em que vivemos, seja por meio das lives de terapeutas ou através de bate papo com os amigos.

Mas não pense que, por “serem naturais”, dispensam maiores cuidados.

No entanto, antes de falarmos em óleos essenciais, é importante que você entenda o que significa a ayurveda porque é por meio dela que eles se apresentam de forma nutridora.

A Aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual.

Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia, há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência da vida.

Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, que controla a freqüência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse. Alguns dos usos mais comum são: em associação a um difusor de aromas, por meio de compressas, durante o banho, através de massagens.

Fototoxicidade
Alguns óleos podem causar queimaduras na pele ao entrar em contato com a luz solar (óleos cítricos, como limão). Grávidas e pessoas com pressão alta devem evitar aromas com cânfora, como o alecrim. Por isso, atente-se.

Você já ouviu falar em Abhyanga?
É uma forma de medicina ayurvédica que envolve massagem do corpo com óleo com infusão de ervas quentes específico para Dosha. Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas.

Atenção às contra-indicações de acordo com a Dra. Katia Maciel, médica ayurvédica
– Não massageie o seu corpo com óleos essenciais se estiver doente. Quando estamos doentes o nosso fogo digestivo fica prejudicado (veja mais no box Agni);

-Não utilize os óleos essenciais no corpo após às 16 horas, porque o nosso Agni começa a cair.

-Se estiver com sinusite e rinite, ou qualquer outra inflamação na face, os óleos essenciais são contra-indicados (no caso da massagem).

-Mulheres, não passar óleo na pele no período menstrual, pois está acontecendo um processo de limpeza que deve ser respeitado.

O Agni, nosso fogo digestivo, realmente tem as qualidades de uma fogueira. É quente, aromático, seco, penetrante e leve. Com líquido frio ele se apaga, com alimento em excesso é abafado e se está forte demais termina rápido, reduzindo tudo a cinzas. É a inteligência que seleciona o que vem do mundo, separando o que vale e nos nutre do que deve ser eliminado. Sem ele, não teria como tirar de cada alimento proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Discussão na mídia

Na Netflix, uma série chamada “A Indústria da Cura” oferece um alerta importante. Nos mostra como a aromaterapia, nos últimos anos, vem sofrendo uma banalização na qual vendedores indicam óleos essenciais sem uma formação profissional, prometendo curas e milagres sem qualquer fundamento. Isso prejudica os profissionais sérios e a terapia em si. A técnica pode ajudar muito no autocuidado, mas exige conhecimento.

Difusores

Você pode utilizar óleos essenciais no seu difusor pessoal, que é um colarzinho super discreto usado no pescoço, ou no difusor de ambientes, que deve ficar, preferencialmente, no quarto. No entanto, consulte um terapeuta, um aromaterapeuta ou um especialista.

Óleos essenciais são encontrados nas folhas, raízes, rizomas, cascas, flores e sementes de plantas


Utilize o óleo de gergelim quando as temperaturas estão amenas (porque ele é quente) e óleo de coco quando estão muito altas (porque ele é frio). O óleo de amêndoas é de potência quente e o óleo de folha de uva é de potência fria.

 

Faça a massagem com óleos essenciais com um profissional. A oleação com toque possui um ritmo e uma uma sequência de movimentos começando pela cabeça, rosto, braço, tronco, pernas e pé. Se não tiver tanto tempo, use na cabeça, articulações e pés

 

A alfazema, em particular, demonstrou aumentar a capacidade de dormir e acordar incrível

Alguns óleos para massagem

Óleo de Alfazema: possui propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas e analgésicas

Óleo de Pimenta-de-caiena: possui propriedades analgésicas que aliviam as dores das costas, favorece a circulação sanguínea e ajuda no tratamento de contraturas musculares.

A queridinha melaleuca
Talvez você nunca tenha ouvido falar do óleo de melaleuca (ou tea tree), mas vai se interessar quando souber de todas as propriedades que ele tem. Cicatrizante, bactericida, descongestionante e antioleosidade, o óleo é produzido a partir da destilação de folhas de árvore nativa da Austrália, a Melaleuca alternifolia. Qualquer substância aplicada sem acompanhamento pode gerar dermatite ou outros tipos de reação, principalmente em casos de uso constante. Por isso é importante associar a melaleuca a outros óleos, loções e até mesmo à água, em vez de passar diretamente na pele, o que pode irritar o local ou causar ressecamento. O óleo é contraindicado no primeiro trimestre da gestação.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ background_color=”#000000″ custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” global_module=”60″][et_pb_row column_structure=”1_4,1_4,1_4,1_4″ padding_mobile=”off” column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” module_class=” et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”89%” width_tablet=”80%” width_phone=”” width_last_edited=”on|desktop” max_width=”89%” max_width_tablet=”80%” max_width_phone=”” max_width_last_edited=”on|desktop” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on”][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.4.6″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra

logo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.4.6″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

Baixe nosso App

appstore  revista tudo

appstore  revista tudo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.5.3″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)

 powered1

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?