Crônica: “A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada; é sobre quem você se torna durante a caminhada”

Por Ana Luiza Castro
Fotos: arquivo pessoal

Há alguns anos se formou uma turma linda e animada de corredoras que se auto-intitulam como “As Puravida”:  são atletas que correm durante a semana e aos sábados, mas, com a mesma intensidade e alegria, vão a bares, shows, encontros e festas.

Filosofia delas, a qual eu admiro muito: a vida é agora e deve ser vivida!

Existe aquela classe de corredor, na qual eu me incluo, que tem grandes dificuldades de sair da rotina; gostam de dormir cedo, quase não ingerem bebidas alcoólicas e adoram falar sobre corrida; muitas vezes conhecidos como “os corredores neuróticos”.

Diferente das “Puravida” que topam qualquer parada e, incrivelmente, estarão no dia de treino da mesma forma; às vezes um pouco atrasadas, às vezes com uma maquiagem ou brilho a mais, mas jamais perdem para preguiça. 

Nesse time, tenho grande apreço pela Gaby. Ela é quase que uma líder dessa “gangue”. Além disso, é uma super empresária, daquelas que faz de tudo um pouco, cheia de projetos e ideias incríveis, é mãe, filha, atleta.

Mas, nem sempre foi assim. Gaby entrou na equipe aos 48 anos após inúmeras tentativas  em diversos esportes sem sucesso, mas foi na corrida que se encontrou; ela conta que, ao passar pelo processo de treinamento de sua primeira meia maratona, se viu capaz de tudo. Mais forte de corpo e alma e com uma sensação única: a de ter tomado rédeas da sua própria vida.

Frequentemente escuto isso das mais diversas mulheres, o que me deixa convicta que o esporte liberta.

Gaby sempre se reconheceu forte, mas por anos se viu inerte e presa em um casamento infeliz, bem diferente de seu estilo “Puravida” de ser. Coincidências da vida ou não, sua primeira prova longa aconteceu no dia em que faria 18 anos de casada, mas ela já não estava mais;  tinha conseguido forças e coragem não só para concluir o desafio dos 21 km, mas também o pedido do divórcio. Ela conta ter sido um dos momentos mais marcantes da sua nova vida, regados de muita emoção, alegria e superação.

A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada; é sobre quem você se torna durante a caminhada.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?