Com a chegada do outono, é muito comum que as pessoas iniciem diversos tratamentos de pele, já que, com uma menor exposição solar, é maior a probabilidade de sucesso e eficácia dos tratamentos sem causar sequelas, como possíveis manchas na pele, problema que mais ocorre na pele de quem está fazendo algum tipo de procedimento e sem os devidos cuidados durante o verão.
E um dos principais tratamentos indicados para o outono, que pode ser feito em casa e de maneira mais acessível, é inserir o uso da vitamina C na rotina de skincare. Conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, esse nutriente também ajuda na produção de colágeno, ou seja, tem um papel significativo na manutenção de uma pele mais jovem e saudável.
Benefícios da vitamina C
“Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é muito importante para o corpo humano, pois desempenha várias funções notáveis, como o fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da saúde da pele, proteção contra o envelhecimento celular e melhoria da saúde do cérebro, podendo melhorar a memória e a função cognitiva. Além disso, ela ajuda a combater infecções e doenças, aumentando a capacidade do corpo de lutar contra invasores estranhos”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.
O especialista também destaca sobre a importância da vitamina C na proteção contra os danos causados pelos raios UV. “Esse nutriente possui propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos raios UV emitidos pelo sol, incluindo manchas escuras e câncer de pele. Além disso, ela também é uma forte aliada contra o envelhecimento precoce da pele, pois ajuda a reduzir rugas e outros sinais de expressão, muitas vezes, também causados pelo excesso de exposição solar sem a devida proteção”, diz Dr. Maurizio.
“Ainda vale ressaltar que a vitamina C também possui um papel importante na produção de colágeno, uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele, além de contribuir com a redução de processos inflamatórios na pele”, ressalta o farmacêutico.
Vitamina C vs. clareamento de olheiras
Outro benefício da vitamina C é que ela também pode ser eficaz quando se trata de olheiras. “A pele ao redor dos olhos é muito fina e sensível, e as olheiras podem ser causadas por vários fatores, incluindo falta de sono, danos causados pela exposição ao sol e envelhecimento. Porém, a vitamina C tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, podendo contribuir com o clareamento das olheiras”, explica Dr. Maurizio.
“E como esse nutriente também ajuda na produção de colágeno, ele passa a ser um forte aliado na prevenção da formação de novas olheiras. No entanto, é importante destacar que a vitamina C pode não ser eficaz em clarear todos os tipos de olheiras. Algumas pessoas podem precisar de tratamentos mais avançados, como injeções ou laser para determinados casos, por isso, é sempre recomendado que, antes de qualquer tratamento com vitamina C, as pessoas façam uma visita a um médico ou um profissional de cuidados com a pele para que ele possa recomendar a melhor opção para cada caso”, informa o especialista.
Onde encontrar vitamina C?
A vitamina C é encontrada em muitos alimentos, como frutas cítricas, brócolis, tomates e outros vegetais, além de estar disponível também em forma de suplemento. Para manter a saúde geral, é importante ter uma ingestão adequada de vitamina C. Além disso, ela também está disponível em séruns e hidratantes, geralmente com uma fórmula mais aquosa, que podem ser inseridos na rotina de skincare diária – especialmente logo antes do protetor solar para potencializar seu efeito contra os raios UV.