Em tempos desafiadores, para proteger a nós mesmos ou àqueles que amamos, podemos atacar, defender ou até mesmo fugir. Quando os desafios se repetem, temos a chance de refletir antes de agir. Assim, nossa vida será vivida segundo o modo como agimos e/ou reagimos, o modo como a vemos e aprendemos.
2023 é nosso próximo ano e como viveremos esse desafio, tanto de forma individual quanto coletiva?
No ultimo mês de novembro realizamos na Granja Viana uma Constelação Familiar oculta, em grupo, cujo tema foi “2022|2023” (saiba mais aqui).
A forma oculta é quando o representante não sabe o que ou quem vai representar. A pessoa fica conectada às sensações do próprio corpo e deixa o corpo se movimentar. Desse modo, os repesentantes interagem e a Constelação acontece. Uma pessoa representou 2022, uma outra 2023. Outros papéis tiveram seus representantes.
2022 estava cansado, mas disposto a ajudar 2023.
2023 se apresentou extremamente disponível e afetuoso. Os outros representantes se sentiam atraídos por 2023, com desejo de abraçá-lo. Foi incrível.
Todos se sentiram mais leves e vitalizados. Conectados com o novo ano, todos saíram fortalecidos e com mais confiança.
Submersos na mídia e modo de viver contemporâneos, no pós-moderno onde o ultra novo quando chega já não é nem mais ultra e nem mais novo, muitas vezes seguimos conectados às reações de atacar ou fugir para sobreviver. Para acompanhar o novo, desenvolvemos ansiedade e, se não conseguimos acompanhar, vem a depressão. Assim, uma sensação de impotência pode estar presente ao pensarmos 2023; mas, será que pode ser diferente?
2023 irá se apresentar e chegar a todos nós: é fato que, não será possivel mudá-lo só porque queremos, mas podemos mudar o modo como iremos vê-lo: trocar a impotência por potência, desânimo por vitalidade, pesar por leveza, afastamento por afetuosidade, etc.
Um caminho interessante é observarmos a nós mesmos: será que a lente que olho a mim mesmo e o mundo está “limpa”? Estou vendo com clareza? Estou vendo a partir de qual ponto de vista?
Ao me auto-observar será que deparo com uma mente que se preocupa a todo momento? Que critica altamente a si mesmo e a todos? Será que engulo a raiva que sinto?
Na Constelação que citei, 2023 mostrou-se próximo e afetuoso, mas para recebê-lo e ele chegar melhor em nós, depende também de como conseguimos vê-lo em sua totalidade.
Podemos escolher mudar nosso modo de pensar, modificar algum hábito, transformar nosso modo de sentir, por exemplo. E, pensando em você, e em todos nós, iremos nos encontrar novamente para Constelar os impedimentos que podemos ter e ressignificar valores para receber 2023 com mais confiança e leveza.
Enquanto isso, recomendo realizar o exercício abaixo:
- Escolha um local tranquilo e um momento em que não seja interrompido;
- Sente-se confortavelmente;
- Respire alongadamente e relaxe seu corpo;
- Coloque sua atenção nesse momento;
- Com toda sua imaginação, veja 2023 à sua frente e somente observe sem julgar: tome um tempo;
- Agora diga a ele: eu vejo você, meu peito se abre para te receber tal qual você é, a partir do meu melhor;
- Aquiete-se um pouco e repita as frases calmamente até perceber a sensação que as frases te trazem. Tome um tempo;
- Agora diga somente: obrigado;
- Sinta seus pés no chão, seu corpo na cadeira;
- Alongue sua respiração;
- Espreguice-se;
- Guarde as sensações;
- Repita esse exercício quando quiser.
Serviço
Você é nosso convidado a participar do próximo encontro: Constelação Familiar em Grupo dia 14 de janeiro de 2023, sábado, das 14hs às 17hs, online e presencial.
Local: Sat Nam Caminho Sagrado – Av. São Camilo, nº 223A – Granja Viana, Cotia (SP)
Inscrições: (11) 96456-0777
Vagas limitadas.