Adenocarcinoma: entenda o câncer de intestino de Preta Gil

A cantora Preta Gil, 48, surpreendeu seus fãs no início de janeiro com a notícia de que está com câncer no intestino.
“Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, escreveu a filha de Gilberto Gil nas redes sociais.

O adenocarcinoma é um tipo de tumor maligno (câncer) que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo a parte final do intestino. Este tipo de tumor é um dos mais comuns no Brasil e no mundo.

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto – final do intestino, imediatamente antes do ânus – e ânus.

  • Sangue nas fezes;
  • Diarreia e prisão de ventre alternados;
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Fraqueza e anemia;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e
  • Massa abdominal (tumoração).

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos após o indivíduo notar os sintomas sugestivos da doença ou durante o rastreamento de pessoas pertencentes a grupos com maior risco de desenvolver a doença.

O adenocarcinoma é um tumor maligno que pode afetar vários órgãosdo corpo humano: pulmões, intestinos, pâncreas, fígado, colo do útero, mama, esôfago, estômago, próstata, vesícula biliar.

Os adenocarcinomas são, normalmente, um tipo de câncer de agressividade elevada. A remoção cirúrgica é também bastante difícil, e por esse motivo o prognóstico costuma ser desfavorável.

Não se conhece precisamente as causas dos adenocarcinomas, mas antecedente familiar de câncer, idade avançada, tabagismo (no caso do câncer de pulmão especialmente), reposição hormonal (no caso de câncer de mama especialmente), qualidade da alimentação (no caso de câncer do trato gastrointestinal) são causas associadas ao surgimento de adenocarcinomas.

“Obesidade, sedentarismo, dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas, baixa ingestão de fibras, tabagismo e alcoolismo podem colaborar para o diagnóstico do câncer. Dores e desconforto abdominal são sinais, mas pode existir alteração nas fezes, como sangramento ou alteração no formato das fezes, dor anal e até emagrecimento sem causa”, explica o médico Rodrigo Barbosa, especialista em cirurgias do sistema digestivo

Curiosidades sobre o Adenocarcinoma

  • O adenocarcinoma é um tipo de câncer que se forma nas glândulas
  • Perspectivas, tratamento e taxas de cura para o adenocarcinoma dependem da localização, tamanho, estágio e fatores individuais do tumor, incluindo a saúde geral de uma pessoa.
  • Um tipo raro de adenocarcinoma chamado carcinoma adenoide cístico começa nas glândulas da cabeça. É um câncer de crescimento lento, mas pode se espalhar para o crânio. Neste caso, os sintomas são: dores de cabeça, náuseas, vômitos, convulsões, visão turva, alterações de personalidade, sensações estranhas nas pernas ou nos braços, ou mudanças no pensamento.
  • No fechamento desta edição, Preta Gil já havia dado início ao tratamento; ela buscou ajuda por causa de um “grande desconforto” que sentia.
  • Dados levantados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que, até 2025, mais de 700 mil casos de câncer surgirão a cada ano no Brasil. E os casos recentes de artistas e atletas têm alertado a população para o problema.
  • A boa notícia é que, com detecção precoce, a doença possui índices muito relevantes de cura: até 95%.
  • Entre as principais buscas na internet dos últimos dias estão dúvidas como: “Sintomas de câncer no intestino feminino”, em alta após a notícia de Preta Gil. Há ainda outras apurações: “excesso de gases pode ser câncer,” e “câncer no intestino sintomas iniciais”, todos com mais de 90% de crescimento de buscas. A internet também registrou um aumento repentino da pesquisa “câncer de cólon causas” e 50% a mais no volume de dúvidas sobre “o que é câncer de cólon”.
Prefix

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados cerca de 44 mil novos casos da doença por ano, entre 2023 e 2025. Desses casos, 23.660 devem ser diagnosticados entre mulheres e 21.970 entre homens.

“Evitar o consumo de carnes processadas e limitar o consumo de carnes vermelhas (500g por semana)”, Grupo Luta pela Vida alerta sobre formas de prevenção.

Prevenção

Como o câncer de intestino está fortemente relacionado com hábitos ruins, quando falamos em prevenção, estamos nos referindo à manutenção de hábitos saudáveis.

Os principais são:

  • Manutenção do peso corporal adequado;
  • Prática de atividade física;
  • Alimentação saudável composta por alimentos in natura como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.
  • Evitar o consumo de carnes processadas e limitar o consumo de carnes vermelhas (500g por semana);
  • Não fumar e não se expor ao tabagismo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?