A bola da vez é a calistenia

Imagine você malhar sem precisar ter absolutamente nenhum acessório ou aparelho?
Nada de halteres, barras, esteiras. Basta ter um corpo e ele será a sua própria academia. 

A calistenia é um método que utiliza apenas o peso do corpo e trabalha vários músculos ao mesmo tempo, proporcionando grande gasto calórico e a definição muscular.  

O mais legal é que justamente por ter essa independência de aparelhos, o treino pode ser realizado em qualquer lugar, por isso, agora é super comum a gente ver a galera treinando na praça, no parque, na rua. Cerca de três meses é o suficiente para que as transformações no corpo comecem a aparecer.
“Ah, mas eu sou sedentário”.

Não tem problema. Comece devagar; lembre-se sempre que exageros nunca são positivos. Porém, consistência e regularidade sim. Descansos também.

Um treino perfeito

O treino calistênico perfeito precisa de movimentos rápidos, explosivos, intensos e frequentes. Mas, se o corpo ainda não estiver no auge do condicionamento físico, o que era pra ser um sonho pode se tornar um pesadelo, com a prática incorreta dos movimentos. Paciência é fundamental. Mas, como ter paciência? No início, pratique os movimentos de forma calma e controlada, para chegar à perfeição dos movimentos.

A calistenia possui exercícios que exigem muita força e condicionamento, como a bandeira humana. No entanto, o treinamento também envolve movimentos básicos como flexão, prancha e agachamento, portanto, pode aplicado ao nível físico da pessoa, desde que apresente liberação médica.

Os níveis de dificuldade são progressivos, de acordo com a evolução do praticante, permitindo que qualquer pessoa pratique. 

 Benefícios da calistenia
– Alto gasto calórico durante e depois da atividade
– Reduz a gordura e define os músculos
– Estimula a produção de testosterona
– Aumenta a força e a flexibilidade
– Melhora a postura e a resistência cardiorrespiratória
O ideal é praticar a calistenia de 3 a 4 vezes na semana.

A professora de yoga – e editora dessa revista – Mariana Marçal explica a importância de executar com responsabilidade os movimentos. “Existem muitas posturas de yoga que serviram de referência para a calistenia. Seja qual for a modalidade praticada, o ideal é respeitar os limites do corpo para evitar lesões”, afirma e continua: “vejo com bons olhos a fusão entre uma prática antiga como a calistenia com uma milenar como o yoga”.

Exemplo de exercício de calistenia que pode ser realizado em casa

Prancha Abdominal
Músculos trabalhados: Abdômen, lombar e quadril
– Deite de bruços (postura pronada)
– Apoie os ante braços no chão assim como os dedos dos pés, retirando todo o corpo do chão
– Encaixe bem o quadril para não ficar com ele nem caído e nem alto
– Contraia bem o abdômen e fique nessa posição de 30 segundos a 1 minuto
– Você pode fazer a variação lateral, para trabalhar os músculos oblíquos

Curiosidades

Estudos mostram que a prática regular de calistenia pode reduzir o estresse e melhorar o humor. 

A calistenia é uma comunidade vibrante e encorajadora. Nas redes sociais e em fóruns online, é possível encontrar pessoas compartilhando experiências, dicas e motivação, tornando-se uma excelente fonte de suporte para quem está começando.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?